segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Saiba explicar o porque a whey protein ajuda a emagrecer

Quem treina direito sabe que a whey protein ajuda e muito nas dietas de secagem e emagrecimento, mas as vezes é dificil explicar isso para as pessoas que ainda acham que a proteína engorda etc etc etc,

Entao aqui vai uma série de fatores que podem explicar um pouco o porque a whey protein ajuda a emagrecer:

a) Contribuem para o aumento do percentual relativo de massa magra do corpo, e a massa magra é um tecido altamente ativo, que gasta calorias para se manter vivo ao contrário das gorduras que são um peso morto,

b) Ajudam a saciar a fome e a controlar o apetite, pois liberam colicistoquinina (CCK), que é um conhecido agente regulador do apetite no organismo humano, também ajuda a saciar a fome, pois as proteínas tem tempo de digestão mais prolongados do que os carboidratos deixando mais duradoura a sensação de saciedade,

c) A proteína não estimula a insulina da mesma forma que os carboidratos, e é a insulina que transporta a gordura para dentro dos adipócitos (células reserva de gordura/compartimentos de reserva) e impede que a gordura seja utilizada como fonte de gordura, utilizando shakes de proteína

d) Em dietas para perda de peso, é muito comum a perda conjunta de massa magra, e aumentando assim a entrada de proteínas de alto valor biológico tem ação um efeito anticatabolico, que significa proteger a massa magra e perder somente gordura. Quando o programa alimentar está bem regulado, é perfeitamente possível perder gordura e ganhar massa muscular simultaneamente,

e) Na ausência de carboidratos ou gorduras, o metabolismo digestivo gasta até 30% mais energia para digerir as proteínas, e em dietas de emagrecimento essa estratégia de aumentar as proteínas e reduzir os carboidratos tem sido utilizada com muito sucesso, mas é importante salientar que as proteínas devem vir de fontes limpas e de alto valor biológico (Whey Protein, Clara de Ovo, peixe). Quando baixa-se a gordura para o percentual desejado, vão se adicionando mais carboidratos de boa qualidade na dieta, em conjunto com exercícios, principalmente a musculação, para permitir assim a ativação da massa magra para assegurar a vitalidade do metabolismo em manter o peso perdido e evitar o efeito sanfona.



 
Dicas para perder peso utilizando a Whey Protein:

- Tome de 1 a 2 shakes de proteína por dia, no café da manhã e no jantar

- Escolha uma proteína de sabor que lhe agrade e bata o shake com água, pois dessa forma o valor calórico do shake fica bem reduzido. Se tiver muita dificuldade em ingerir o shake somente com água, utilize leite desnatado ou leite de soja light sabor natural. Uma outra opção para quem não quer enjoar sempre do mesmo sabor da proteína é comprar uma proteína sem sabor (existem  proteínas de sabor neutro, como o Baunilha mais suave).

- Caso sinta falta de um doce a noite você pode misturar a Whey Protein com um pouco de leite desnatado em pó, (aproximadamente 2 colheres de sopa para cada dose de 30g de proteína - 1 scoop), e mais um pouco de água (meia xícara) , e preparar uma espécie de mousse (se a proteína for sabor chocolate o mousse fica sabor chocolate) e misturar nesse mousse uma fruta de baixo índice glicêmico. Pode ser mamão, pêra, maça ou ameixa preta seca sem caroço.

No café da manhã, uma boa dica de como começar o dia de forma saudável e induzindo o metabolismo a emagrecer é a seguinte:

Exemplo de Programação
- Ao acordar: (ingira meio copo de água morna, esquentada por 15 seg no microondas)

Café da Manhã:
- 1 shake de proteína com 1 dose de proteína e 200ml de Leite de Soja Light sabor natural
- 1 fatia de pão integral com 1 fatia grossa de queijo branco ou geléia light
- ½ mamão papaya
- 2 castanhas do Pará

De que forma essa configuração de café da manhã ajuda a emagrecer?>
- Shake de proteína: Fornece proteínas de qualidade para o organismo pela manhã para repor a quantidade perdida na recuperação do corpo a noite, para prevenir a perda de massa magra que sempre ocorre nas dietas de emagrecimento e para acelerar o metabolismo pela manhã pela ingestão da proteína que como vimos faz o corpo gastar mais energia para absorver.
- Fatia de pão integral: fornece uma pequena quantidade de carboidratos de glicemia controlada ao corpo, por conter grãos mais inteiros tem uma maior quantidade de fibras que ajudam na absorção de todos os nutrientes
- Fruta: Além de vitaminas e sais minerais,  a fruta pela manhã também vai conter frutose, um açúcar que entra rapidamente na corrente sanguínea para dar energia para começar um novo dia, mas não se converte em gordura pela ação da insulina como os outros doces e açúcares mais artificiais.
- Castanhas: Fornecem gorduras saudáveis para o organismo, para ajudar na parte funcional, ajuda também a controlar o colesterol ruim, melhorar o HDL e varias outras funções do corpo.
Resumindo, você pode emagrecer utilizando a Whey Protein, acrescente ela na sua alimentação, nunca corte os carboidratos, mas use os de baixa glicemia, não abandone as frutas, verduras e os grãos. Tomar muita água pura também ajuda muito a emagrecer, porque a falta de água faz o corpo entrar em um estado de alerta e então começa a reter os líquidos para se defender. Pratique exercícios diariamente para um resultado verdadeiro e definitivo.

Obrigado a todos

André

10 comentários:

  1. Boa andré! Assim fica fácil explicar pra moçada que aquele potão em cima da geladeira não é bomba! hehehe.... abraço!

    ResponderExcluir
  2. André, qual o motivo do copo de água morno ao acordar?
    Obrigada e amo o blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Boa Andrézão , mais um post bacana ..

    ResponderExcluir
  4. Olá André, li seu comentário sobre os produtos Agel no blog Hipertrofia.org, e realmente são excelentes. Estamos a sua disposição para levar a informação até você.
    Abs,

    Cybele Fiorotti
    www.forvital.com.br
    http://gelceuticalsagel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi André!

    Descobri seu blog hoje, e adorei!!
    Muito bom o post sobre Whey, dei uma olhada nos títulos dos posts antigos,vou voltar pra ler cada um deles.

    Já estou seguindo!

    Dany

    http://queriaserabettyboop.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Fala André! Legal seu blog, só fui conhecer hoje! De uma olhada no meu yesudian.blogspot.com
    abração!!
    yam

    ResponderExcluir
  7. Oi André!

    Atualmente, estou suplementando só com Whey+ Dextrose pós treino, e às vezes, Whey Time Release antes de dormir.
    Estou pensando em participar deste desafio aqui:

    http://revistasuplementacao.com.br/hotsite/desafio/index.asp

    Aí vou começar a usar creatina também.

    Meu objetivo é reduzir o % de gordura pra 15% (estou com 19%), e meu treino está dividido em A,B,C, com cargas altas e repetições de 5 a 7.
    ( o programa tem duração de 12 semanas)

    Aí entra o desafio: secar sem perder massa magra.Você sugere mudança no treino?

    Abraço!!

    Dany

    http://queriaserabettyboop.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi André, adorei seu blog, tem bastante conteúdo.
    Sou praticante da musculação a quase 15 anos e amo de paixão.

    vem conhecer meu espaço.
    bjss
    silvia
    www.treinoebeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir