sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Suplementos Alimentares só para os Atletas?


Definitivamente não. Mas isso provavelmente não é o que você vai ouvir falar por aí. Você vai ouvir falar que são só para atletas, e ainda por cima profissionais, você vai ouvir falar também que conseguimos tirar tudo o que precisamos de nossa alimentação diária.

Conseguimos tirar o que precisamos de nossa alimentação diária? O que teríamos que comer para isso?

Muitas vezes, as mães dos clientes que vão comprar suplementos e vitaminas dizem:

- “Sua avó e eu nos criamos tirando tudo da alimentação, porque você acha que precisa de vitaminas e suplementos?”

Como sempre, a sabedoria dos mais vividos é fundamental, e ela está certa, ela e a mãe dela se criaram não necessitando de suplementos e vitaminas. Mas ela está errada ao presumir que vive no mesmo mundo, sob as mesmas condições e hábitos alimentares  daquela época, listando apenas alguns motivos:

Problema I - Solo empobrecido:

Isso atualmente não é novidade para nenhum profissional que trabalhe da maneira séria com a nutrição, a de que o solo brasileiro é empobrecido, logo, ao contrário dos países que enriquecem o solo desde a década de 50, como os EUA por exemplo, que além de enriquecer mais o solo ainda criaram o desenho do Popeye que comia espinafres para ficar mais forte quando detectaram que as crianças estavam com as taxas de ferro mais baixas do que o ideal, e é importante lembrar que neste caso as crianças ainda nem tinham entrado em estado de anemia leve, mas eles identificaram uma tendência de empobrecimento nutricional, e foram rápidos em criar uma solução que atingisse as próprias crianças, e criaram o desenho, que incentivou as crianças do mundo inteiro a comer mais espinafre por causa do marinheiro Popeye.

E por esses motivos é que o povo americano sempre se destaca nas olimpíadas e outros campeonatos que exigem destreza e força, não somente física mas também mental. Com o passar dos anos também os outros países adotaram essas praticas de enriquecer o solo, ao contrário dos países de terceiro mundo, que ainda possuem  muitos de seus cidadãos em estado simultâneo de desnutrição e obesidade, causado pela falta de nutrientes e pelo excesso de calorias vazias.


Então quem trabalha de maneira séria não pensa somente em selecionar quais alimentos vão ser benéficos para a pessoa, mas pensa em nível de nutrientes, ou seja,  quais nutrientes estão faltantes em seu organismo,  e de maneira esses nutrientes podem chegar de maneira mais fácil e garantida para cumprir com seu objetivo em uma programação nutricional de saúde, performance ou estética. Dessa forma, passar alimentos com baixos teores de nutrientes não cumprem com seu papel, e os profissionais que não alertam quanto a importância de se comer tudo 100% orgânico ou utilizar suplementos, na verdade não sabem de nada, somente tem teoria, mas com certeza nem eles mesmos praticam aquilo que prescrevem.

Problema II - Processos de colheita e transporte:

Analisando o padrão de vida das pessoas mais antigas, observamos que eles tinham suas próprias hortas e quintais nos fundos de casa, ou compravam as frutas, legumes e verduras frescos de alguém que tinha uma produção caseira, que hoje é a famosa e cara comida orgânica, mas naquele tempo era o hábito normal de alimentação dessas pessoas.

Logo, alem de que, naquele tempo eles tinham mais variedade, também o tempo que levava desde a colheita da terra até a mesa era mínimo.
Isso sem falar que atualmente a maioria das frutas e legumes são colhidos quando ainda não completaram o seu processo de amadurecimento, isso porque precisa-se ser levado em conta o tempo de transporte, então a fruta termina de amadurecer durante o período do transporte. O problema é que  existe uma grande perda de nutrientes também pelo fato de que é no processo de amadurecimento que se fixam e se desenvolvem grande parte dos componentes nutricionais que são benéficos a nossa saúde, não somente as vitaminas e minerais, mas toda uma gama de componentes como fitoquimicos e enzimas que alem de nutrir ainda previnem nosso corpo contra o envelhecimento e curam doenças.

Problema III - Processo de armazenagem e preparação dos alimentos:

Recentemente a ciência conseguiu observar que toda vez que os alimentos são armazenados de forma errada, ficam muito tempo em geladeira, ou muito tempo expostos em Buffet, existe a tendência da perda de vários nutrientes.
Também toda vez que a temperatura do cozimento se eleva a mais de 45º existe a perda dos fitoquimicos ou fitonutrientes, que são compostos encontrados nos vegetais que teriam a função de previnir e curar diversas doenças. E é baseado nisso que existe uma corrente alimentar chamada Frugirismo, que não cozinha os alimentos dando preferência a seu consumo cru, justamente para preservar todo o perfil de nutrientes. Essas pessoas geralmente são extremamente saudáveis e felizes.

Como vimos, são vários os fatores que podem modificar e empobrecer os nutrientes de nossa dieta, mesmo quando acreditamos estar nos alimentando corretamente quando comemos as saladas de um Buffet,  ou as compramos em um supermercado e as estocamos em nossas geladeiras.

Mas considerando que a pessoa tenha acesso aos produtos orgânicos com qualidade e variedade, qual é a quantidade semanal e diária que deveria ser ingerida, para suprir com as necessidades de vitaminas e minerais?

Devem ser consumidas diariamente, de 3 a 5 porções de vegetais e de 2 a 4 porções de frutas, e variando a cada dia os tipos e principalmente as cores.

Com nossos hábitos modernos e a correria do dia a dia, quem consegue? E ainda por cima com alimentos de qualidade e sem agrotóxicos?

Por isso trabalhamos para aquele publico que acredita e sente que se beneficia com o uso de suplementos e vitaminas, para suprir o que não se consegue tirar da alimentação.

Lógico que um atleta vai precisar de uma maior quantidade de nutrientes, mas existem pessoas que não são atletas, mas tem uma rotina pesada, um trabalho pesado, ou praticantes de atividades físicas não competitivas mas que exigem bastante do físico.


Acredito que nosso papel enquanto consumidores conscientes é orientar e abrir os olhos das pessoas que por questão de ignorância ou de orgulho não admitem que não somos mais capazes de consumir e ter os mesmos hábitos de vida de nosso avós.

Mas respeitamos toda e qualquer opinião contrária, não gostamos de discutir com quem não quer aceitar os fatos, queremos apenas trabalhar com qualidade para aqueles que enxergam essas verdades e se beneficiam com nossos produtos e informações.

IMPORTANTE VOCE ENTENDER ISTO:

Podemos dividir os suplementos alimentares em 2 categorias:

-          Suplementos de Base
-          Suplementos Ergogênicos


Os suplementos de base são aqueles que são feitos a partir de alimentos selecionados, filtrados e purificados, (Proteína Isolada do Soro de Leite, Carboidratos provenientes de grãos moídos, cápsulas de óleos de prímula ou linhaça, etc.) e são somados a nossa pobre alimentação moderna que é deficitária em nutrientes. São utilizados para equilibrar nosso organismo e permitir que nosso metabolismo funcione da maneira correta sem a ajuda de remédios e outros sintéticos. Nessa categoria se enquadram as vitaminas, os minerais, as proteínas, os carboidratos e as gorduras essenciais.
Nota: Os suplementos de base são tão equivalentes aos alimentos que possuem o mesmo número e classificação de registro que os alimentos no M.S. (Ministério da Saúde)
Portanto, não há qualquer tipo de contra-indicação ou reação adversa quando utilizamos Suplementos de Base.


Os Suplementos Ergogênicos são mais  específicos  e na maioria das vezes alteram o metabolismo a fim de se promover o efeito desejado,  efeito esse podendo ser de ordem estética, de performance ou de saúde. Nessa categoria se encontram os suplementos como a creatina, glutamina, Óxido Nítrico, HMB., Thermogênicos  e outros.
È importante se ter em mente que nunca se prescreve suplementos ergogênicos sem que se tenha uma base pertinente para isso.


Devemos de uma vez por todas nos conscientizar que os suplementos não são sintéticos como os remédios, mas extraídos de fontes totalmente purificadas e naturais. Por exemplo, a Whey Protein, que nada mais  é que  a proteína do soro do leite microfiltrada várias vezes a fim de se isolar sua mais pura matéria prima.
Infelizmente, ainda restaram pessoas que associam os suplementos a substancias perigosas e nocivas ao organismo. Mas a evolução dessa tecnologia ainda está em pleno desenvolvimento, e talvez com ela venha a conscientização e o esclarecimento acerca da importância de uma alimentação completa e saudável, que preencha as lacunas deixadas pela alimentação pobre, sem nutrientes e industrializada dos “fast-foods” de hoje em dia.

A você que está pesquisando, fica o desafio de experimentar por si mesmo, e a começar experimentar os suplementos alimentares e as dicas propostas por nós e a sentir os resultados por si próprio.

 

Abraço

 

André

 

Um comentário:

  1. Olá André, estou começando um treino para ganho de massa e gostaria de tua sugestão de um bom endócrino que trate desse tipo de caso.

    Muito obrigado!

    Abraço!

    ResponderExcluir