segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

É básico mas essencial pra quem quer crescer

Muitas pessoas desistem da academia por não obter resultados em ganho de força ou massa magra por não ter consciência da importância da nutrição adequada, alguns procuram melhorar a alimentação e começam a ver resultados iniciais, mas a verdadeira mudança na composição corporal que o exercício com peso pode promover só acontece mesmo quando a quantidade protéica diária é ajustada.

O exercício com pesos promove microlesoes, ou microrrupturas nas fibras musculares, e essas fibras podem simplesmente se recuperarem ou podem voltar mais fortes, e isso depende diretamente da quantidade de proteína de alto valor biológico que a pessoa ingere, pois quando existe o treino e o individuo consegue suprir as proteínas necessárias para:

1-seu próprio metabolismo (0.8-1.0g de prot/kg) -Pessoas Normais/Atividades Leves.

2-recuperação adequada para o próximo treinamento (1.2-1.6g de prot/kg) Esportes de Endurance.

3-aminoácidos chave disponíveis para a construção de mais densidade e volume muscular (hipertrofia muscular) (1.8-2.0g de prot/kg) - Esportes de Força, Fisiculturismo e esportes onde haja a necessidade de aumento do volume muscular.


A verdadeira hipertrofia muscular só ocorre com a presença de uma quantidade que já foi definida por estudos como sendo aproximadamento 1.8-2.0g de proteínas para cada kilo de peso, e é justamente aí que entra a importância da Whey Protein, pois é a forma mais leve e menos difícil para o organismo para elevar os níveis de aminoácidos na quantidade chave para promover o processo de hipertrofia muscular para aumentar a quantiade protéica da dieta com a ingestão de mais alimentos sólidos provenientes de origens animais a quantiade calórica total da dieta, bem como a quantiade de colesterol, sódio, gordura e outros componentes que não são interessantes pois exigem mais do organismo para serem absorvidos gerando assim mais restos metabólitos aumentando assim os níveis de uréia, creatinina e outros indicadores de excesso de quebra de proteínas no plasma (sangue).

A Whey Protein é perfeita para os esportes de força, pois ajuda a complementar a quantidade de proteínas que não são conseguidas pela alimentação. Se para uma pessoa normal já é difícil obter proteínas de alto valor biológico da dieta, quanto mais para um praticante de esportes de endurance.

Porque devo entao aumentar a ingesta de proteínas usando a Whey Protein e nao os alimentos sólidos?

Por conta do tempo de absorção e esvaziamento gástrico da Whey Protein é muito menor do que os alimentos comuns, bem como a quantidade calórica e de gorduras, sódio e outros nutrientes que deixam a absorção das proteínas animais mais pesadas, para o atleta é muito importante ter absorção rápida e que não os alimentos não pesem e não se acumulem no estomago e intestinos, uma vez que a requisição de nutrientes para os desportistas e atletas é bem maior do que uma pessoa normal ou com atividade física leve.

Acompanhe no gráfico abaixo o tempo de esvaziamento gástrico do alimento sólido, da whey protein, e da caseína (outra proteina do leite utilizada principalmente a noite por ser mais lenta e promover um efeito time-release).



Muitos falam: "se eu saio do treino e já vou almoçar frango, porque preciso tomar whey no pos-treino?"
É só entender o gráfico que vc já saberá a resposta, pelo fato de que o tempo de absorção da comida sólida demora muito e com isso vc perde a famosa "janela pós-treino", que é onde fica maximizado o poder do organismo de absorver as proteinas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, a recomendação de proteínas para atletas de força é de 1.4 a 1.8 g/kilo/dia.

Acompanhe na tabela abaixo as fontes de proteína, suas composicoes e valor biológico:





2 comentários:

  1. Vlw andré matérias sempre muito ricas!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Andre!!!

    Você saberia me dizer se o corpo absorve 100% das proteínas indicadas nos rótulos de Whey Protein?

    Por exemplo, consumindo Whey Gold Optimum, a cada 30.4g da dose (scoop) existe o fornecimento de 24g de proteínas. O corpo realmente absorve estas 24g indicadas ou a absorção é menor?

    Outra pergunta: existe uma recomendação de consumo de whey no pós treino através de um cálculo pelo peso corporal? Se uma pessoa de 70kg necessita de aprox. 140g de proteínas diárias ela consumiria quanto num pós treino?

    Dito isso parabéns pelo blog. Espero que consiga manter ele por muito tempo!

    Abraços

    ResponderExcluir