sexta-feira, 8 de julho de 2011

Vantagens da Whey Protein além da questão estética...

Hoje nao falaremos sobre estética, falaremos sobre saúde, metabolismo e alguns ajustes.
Veja quais as indicações e vantagens da Whey Protein  para a saúde e qualidade de vida:
A) Perda de Massa Magra: Com o passar dos anos, a musculatura vai ficando mais flácida e começam a aparecer dores na coluna e membros decorrentes da falta de sustentação pela degeneração do sistema muscular. Isso ocorre pela falta da proteína de alto valor biológico que é responsável por construir todas as estruturas do corpo humano, entre elas a massa muscular, a massa óssea, a pele, unhas, cabelos, enfim, todos os tecidos do corpo. Uma vez que ocorre esta perda, é importantíssimo repor essas proteínas, mas de uma forma leve, com poucas calorias e que seja totalmente absorvida pelo organismo, e é por isso que as Whey Proteins são a forma mais natural e segura de repor as proteínas para prevenir e reparar a perda de massa magra. É importante salientar que para ter um resultado generalizado é sempre importante exercícios com pesos, alongamentos e atividades cardiovasculares, tudo isso aliados a um estilo de vida saudável, com alimentos de qualidade e suplementos para suprir o déficit de nutrientes da vida moderna.

B) Sistema Imunológico Deficiente: Uma dos principais problemas da falta de proteínas de qualidade é a fraqueza do sistema imunológico. Isso ocorre pela diminuição das quantidades de Glutamina, que é um aminoácido (derivado das proteínas) responsável pelo sistema imune, o corpo perde defesa frente às doenças e infecções, além de se  recuperar com mais dificuldade nas atividades esportivas e do dia a dia. A Whey Protein é um dos alimentos mais ricos em glutamina, além de repor as necessidades protéicas do dia a dia ainda garante disposição e imunidade em alta.

C) Intestinos Preguiçosos: Pela falta das proteínas completas, o corpo retém muito material nos intestinos na esperança de se conseguir uma  combinação que gere alguma proteína completa. A partir do momento que o corpo detecta a presença das proteínas completas, não tem mais necessidade de reter tanto as fezes. Esse é um problema que ocorre com mais freqüência entre as mulheres. Intestinos preguiçosos podem ser sinal de pouca fibra, como é comum das pessoas pensarem, mas não somente isso, com a falta de proteínas completas o corpo retém e segura o material fecal no intestino, na esperança de conseguir montar alguma combinação que forme proteínas de mais qualidade. Para entender melhor este fundamento, é necessário lembrar que existem 2 tipo de proteínas, as completas, que possuem toda a combinação de aminoácidos que o corpo precisa e as incompletas, que não possuem todos os aminoácidos que o corpo necessita. Quando existem proteínas completas, a absorção e metabolização das mesmas é extremamente rápida e não são gerados desconfortos nem gases no sistema digestivo, quando por sua vez não existem as proteínas completas, o corpo é obrigado a tentar misturar proteínas incompletas  para formar uma completa, esse processo quando muito freqüente gera problemas pois o intestino fica preguiçoso, os gases aumentam e fica mais fácil perder massa magra e acumular gordura.
Exemplo de proteínas completas: Whey Protein, Frango Capira, Clara de Ovo, Peixes
Exemplo das proteínas incompletas: Arroz, Feijao, Aveia, Brocolis, etc. Esses vegetais contem ótimos nutrientes e são muito essenciais, mas não foram feitos para ser a única fonte protéica do corpo humano, pois o corpo humano foi feito para ter um equilíbrio entre as proteínas vegetais e as proteínas animais, pois não temos um sistema digetivo dos herbívoros que só ruminam e nem dos carnívoros que somente caçam. Nossa fisiologia raiz e ancestral que ainda nos acompanha é a do homem que vivia em suas tribos, conseguia caça, mas as vezes não, e misturava sua dieta entre a caça e as frutas colhidas. Quando desenvolveu a agricultura, o homem não abandonou a ingestão de carne, principalmente porque observou que ao plantar ele atraia os animais que ficaram mais fáceis de serem aprisionados e depois domesticados. (Desdend Morris).
Note que na maioria das vezes as proteínas completas são as proteínas de origem animal, mas especialmente as carnes brancas. As proteínas incompletas são aquelas geralmente de origem animal. As outras proteínas animais (salsicha, carnes vermelhas gordurosas), são consideradas proteínas de baixo valor biológico e tendem a dificultar a absorção intestinal das proteínas. Não é as proteínas incompletas que prejudicam o intestino mas sim a falta das completas.
As ultimas pesquisas tem demonstrado que a Whey Protein  é um alimento muito benéfico para o intestino e para todas as suas funções. Se esse é o seu caso, comece utilizando uma dose de proteína pela manha e outra no meio da tarde e você ficara surpresa pelos resultados.

D) Apetite Desequilibrado: Muitas pessoas dizem que não conseguem ficar sem doces, e isso ocorre também pela falta das proteínas de melhor qualidade, o corpo tente a expressar sua falta dessas proteínas na forma de apetite por massas, doces ou proteínas de baixo valor biológico. (carnes vermelhas e gordurosas). Ao se equilibrar a ingestão de proteínas de qualidade, o apetite tende a ser normalizado. As proteínas tem um tempo de absorção mais longo e com isso fornecem mais sensação de saciedade. As pessoas que começam a colocar mais proteínas de alto valor biológico em suas respectivas alimentações sempre relatam a diminuição da necessidade de doces e massas principalmente em horários impróprios.


Será que seria certo entao imaginarmos que a whey protein poderia beneficiar outros grupos, como os adolescentes ou idosos?

Com a alimentação pobre em proteínas de alto valor biológico de hoje em dia, não  somente os atletas e pessoas ativas necessitam de um maior aporte protéico, mas também os nossos adolescentes e principalmente os idosos.
Porque os adolescentes precisam de mais proteínas de alto valor biológico?
Porque estão em fase de crescimento, fase decisiva onde a quantidade de nutrientes pode determinar,  em parte,  a estatura e a compleição física futura que esse adolescente vai apresentar quando adulto. Se o adolescente possui um potencial genético para ser alto, mas, por conta de sua alimentação pobre em proteínas de qualidade, ele pode não atingir todo esse potencial que sua genética lhe permitiria, e então pode ter estatura baixa, da mesma forma que se pela genética da raça,  determinado adolescente deveria ter uma estrutura muscular e óssea maior, mas se não se alimentar com proteínas de qualidade não ativará essa matriz genética,  e possivelmente será um individuo bem mais fraco do que foram os seus antepassados próximos que ainda tinham acesso a proteínas de qualidade na alimentação normal. Isso já foi exposto nesse portal, mas hoje é fácil entender porque os leites de mercado e os frangos de granja não nos fornecem mais proteínas de alto valor biológico. Quantidades de aminoácidos (partes que formam as proteínas ) sobrando circulantes no plasma (sangue) estimulam a produção dos hormônios do crescimento (GH) e sexual (testosterona). Muitos jovens hoje de 19 e até 20 anos ainda não possuem caracteres masculinos adultos porque ainda não ativaram seu “estirão hormonal”, e esse estirão é ativado também pela quantidade de nitrogênio circulante, e o nitrogênio é fornecido ao corpo humano através da ingestão das proteínas, o nitrogênio é a base da força da vida na terra, para se avaliar a riqueza e o potencial de plantio de um solo avalia-se a quantidade de nitrogênio e determina-se a qualidade desse solo. As florestas próximas aos lugares onde os salmões se procriam e acabam sendo levados pelos ursos e derrubados nas matas aos milhares, e com esses peixes em composição o solo dessas florestas enriqueceu ao extremo  e isso ao longo do tempo criou as mais magníficas florestas e as mais encorpadas arvores existentes no planeta terra. Muitas poucas pessoas hoje em dia refletem sobre essas coisas, porque estão cegas por coisas sem importância real, pois se fossem inteligentes se preocupariam muito com suas alimentações,porque é através dela é que determinamos nosso estado de saúde, de prazer, de alegria.
Para os adolescentes a Whey Protein é uma ótima opção, visto que pode ser tomada na forma de shake com frutas, semelhante a uma vitamina, no café da manhã e antes ou após as atividades.

Porque os idosos precisam de mais proteínas de alto valor biológico.

O corpo é uma maquinaria biológica que cronologicamente vai se deteriorando. e essa maquina não possui capacidade de se auto recuperar, reparar e reconstruir como quando jovem. Essa maquina precisa de agentes para lhe dar energia para rodar (carboidratos), precisa de agentes para garantir seu correto funcionamento (gorduras essenciais, vitaminas, minerais) e precisa dos agentes que resconstroem as partes ou reforçam as partes estimuladas (aminoácidos-proteínas). Com o passar das décadas, já a partir dos 30 anos, existe a perda de até 5% de massa magra por década, e a massa magra é a mais fácil de avaliar, mas estudos já mostram que também existe a perda de massa óssea na mesma proporção, e essa ressintese (re fabricação) da massa óssea assim como a massa muscular,  também dependem diretamente da quantidade de proteína de alto valor biológico que é obtida pela alimentação. E pelo motivo de leveza da proteína, da baixa quantidade de calorias, gorduras e resíduos, para a Terceira Idade é muitíssimo indicada a reposição de proteínas na forma de shakes de Whey Protein.
Consulte um nutricionista ou procure um médico para lhe tirar mais dúvidas, mas não precisa de nada disso para começar a utilizar um pote de Whey Protein, porque eles são tão naturais que são vendidos como alimentos e tem o mesmo numero de registro no Ministério da Saúde dos alimentos, e cada dose equivale a um filé de peito de frango, mas sem gordura e muito mais leve para ser absorvida

5 comentários:

  1. Ótimo post.. cheio de informações preciosas e com base segura!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a postagem mesmo André, adoro vir aqui p/ sempre me informar mais, pena que você não atualiza mais vezes! =/

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM POST ANDRÉ!

    estou te seguindo,
    tenho um blog, vai e vire seguidor,

    bj
    Silvia
    www.treinoebeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá André, amei sua explicação muito bom o post, estou te seguindo,

    Boas energias
    Bons treinos
    @marlipalugan
    www.marlipalugan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Mais um Post espetacular quanto mais lemos mais temos vontade de aprender e absorver teus comentários... agora é apenas seguir corretamente tuas dicas!! vale

    ResponderExcluir