quarta-feira, 20 de julho de 2011

A Alquimia dos Corpos – Transmutação Mental


 
Exorcisar as Neuras

Só é preciso relembrar e aceitar as verdades
Primeira Verdade: a gente sempre vai se achar um lixo, mas ao mesmo tempo sabemos que estamos até melhores do que antes ou do que a maoria, mas na real foda-se a maioria, a gente busca a perfeicao absoluta como um ideal de vida e nao de reconhecimento da sociedade... o gosto pela força pelo culto ao corpo está enraizado na alma, da mesma forma que a exaltação sensual e sexual anda junto com a filosofia natural, os valores gregos, o hedonismo... entao voltando a aceitação da questao que, sempre vamos olhar os nossos pontos fracos por primeiro,  e vamos achar que eles estao desfocando e estragando o todo, quando na verdade isso nao é uma verdade. Gostaria que  lembrassem sempre disso...a gente sempre ve os pontos fracos por primeiro.

Segunda verdade: Trabalhar com o corpo é como modelar castelos na areia, vem o vento (equivalente ao tempo pra nos) e vai esfarelando e detonando aos poucos o castelo (nossos corpos), entao enquanto tem alguem ali com uma pazinha arrumando e reconstruindo ou construindo um castelo maior a coisa vai funcionando, quando aquele alguem sai e o castelo fica exposto ao vento a tendencia é que ele vá se esfarelando,  sujeito as mudanças de direcao do vento...Moral da historia, enquanto vc está fazendo está funcionando, deixou de fazer um pouco ja regride rapidamente, isso sempre... por isso é importante ter em mente por exemplo que nao adianta fazer projeto pra ficar super seco agora no inverno, tem q poder manter um certo nivel mas nao ficar na perfeicao dos 100% porque senao a hora que chega mais pro final do ano nao existem ajustes a fazer e o corpo esta saturado de dieta e das mesmas comidas... entao por isso pra quem compete fica facil se organizar de secar ou crescer em virtude dos projetos de participacao nos campeonatos, mas pra quem nao compete e quer exibir um fisico bom sempre pode ficar confuso e desorientado,  porque é logico que o corpo vai querer algum prazer na forma de comida e é uma coisa que só vai acumulando e nao  tem como simplesmente cortar como vc chegar e desligar um fio... e se vc desligar esse circuito muito dos esquemas de deplecao e supercompensação da dieta nao vao funcionar porque dependem justamente da quebra da homeostase, ou seja, do equilibrio do organismo. Relembrando, a coisa é dinâmica, a causa e efeito é instantânea, eu costumo falar que o Bodybuilding é o esporte dos paradoxos, paradoxo por exemplo temporal, porque sabemos que o verdadeiro resultado vem com mais tempo de pratica, talvez anos, mas é paradoxal porque se você conseguir hoje mesmo comer certo e treinar de verdade amanha mesmo você já se sentirá diferente, como alguém que estava perdido e sente que caiu na rodovia certa, mesmo sabendo que o destino ainda se encontra bem mais a frente.

Terceira verdade: A direcao do vento muda como as estacoes do ano e as fases da lua e das marés, entao existem fases que o corpo quer se movimentar mais ou menos, tem mais ou menos fome, sono etc etc e isso principalmente na mulher por causa das diferenças hormonais, entao a terceira verdade diz respeito a aceitar essas mudancas de direcao do vento e saber arrumar as velas do seu barquinho de forma a aproveitar a forca daquele vento numa direção que seja proveitosa pra vc... e isso na pratica significa aliar os periodos de mais fome com a ingestao de mais carbos de fonte boa e de treino mais pesado e os periodos mais quentes proximos ao verao aumenta-se a velocidade do metabolismo e reduz as quantidades caloricas e de carbos, enquanto faz o seu treino ficar mais metabolico aliando mais repeticoes e descansando menos, entao nao adianta ficar fazendo só leg pesadao o ano inteiro de faixa quando se tem q ter um periodo para fritar e fazer afundar os cortes da perna quando se tem isso como objetivo. Enfim, sei que tudo isso vocês ja sabem e ja fazem, e tudo isso é familiar pra voces, e tudo isso é um lance muito dinamico, entao nao tem como eu  passar uma programação de dieta  e falar siga e tchau , é assim que funciona porque agora que vcs recordaram todas as verdades que eu escrevi acima vcs entendem que nao existe um caminho definido 100%, e é normal vcs  darem umas escapadas pelo menos no inverno, e se isso nao  fizer piorar já é uma vantagem porque a hora que colocar dieta forte em cima vai dar um resultado melhor do que se tivesse levado a dieta a ferro e fogo o ano inteiro, essa é uma verdade que surge das outras verdades misturadas na batedeira, ou seja, para essas escapadas do caminho teu gps interno é que vai falar "...recalculando a rota". Por isso a parte mental tem q ser forte e a percepção das coisas deve ser apurada tendo em mente as flutuacoes que ocorrem com o corpo e a tendencia de nossa mente de nos deixar hora por cima e hora por baixo, e saber e ser consciente disso é a  graduação máxima e a força mais potente para qualquer tipo de transformação corporal, a alquimia do corpo...
Até a proxima
pajé

6 comentários:

  1. Muito bom post!

    O duro é aceitar estas mudanças do vento, oscilações no corpo.
    Vejo por mim que sempre quero estar melhor melhor. E faço dieta o ano todo, só dou umas escapadinhas nos dias da TPM, mas de leve.

    bjokasssssss
    Silvia

    http://treinoebeleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito show o post!! E é curioso essa coisa de paradoxo, como vc mesmo escreveu, pois eu vivo muito essa coisa paradoxal, porque entro na academia, vejo um certo resultado, até rápido muitas vezes, mas nunca sei exatamente o porque mas acabo me desleixando totalmente até qdo percebo não estou indo treinar e já voltei naquilo que estava antes ou até mesmo pior do que estava!! Aí vem aquele sentimento de culpa. Talvez essa questão de não saber lidar com com o tempo seja um fator totalmente crucial! Bora tentar mais uma vez!!
    Abração cara!!

    Gledson Rossetti

    ResponderExcluir
  4. "se você conseguir hoje mesmo comer certo e treinar de verdade amanha mesmo você já se sentirá diferente, como alguém que estava perdido e sente que caiu na rodovia certa, mesmo sabendo que o destino ainda se encontra bem mais a frente."

    Essa frase sua é muito certeira!!
    grande abraço pajé!!

    ResponderExcluir
  5. Descobri teu blog recentemente, seus artigos são muito bons cara, esse post foi quase uma epifania.

    ResponderExcluir