segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Como se tornar um Fisiculturista?

O que fazer para ficar com um corpo forte e definido?

O que tomar? Que profissional procurar? Que tipo de treino fazer...

Enfim, são essas e milhares de outras perguntas que são feitas todos os dias, todos querem ficar bem, mas todos também querem aproveitar os prazeres da modernidade, as comodidades, e nao há nada de errado nisso, mas para conseguir ficar com um corpo de fisiculturista nao importando se voce é homem ou mulher voce deve INCORPORAR O ESPIRITO DO FISICULTURISMO, e é muito difícil explicar o que significa isso, mas é assim, é uma espécie de sofrimento auto-imposto (dietas rigidas, treinos arduos, corpo sempre dolorido) que no final gera a GLÓRIA. Mas que glória é essa? A glória que vem da metamorfose do nosso ser fraco, guloso e preguiçoso em um ser forte, disciplinado, destemido, e essa transformação ocorre (ou nao) a todo momento, quando escolhemos um alimento mais saudável no lugar de um mais "gostoso". E quando trocamos nossa zona de conforto por procurar maneiras mais arduas de treinamento, ou quando temos prazer em nao beber e vemos os outros se estragarem e nao temos vontade nenhuma de fazer isso porque estamos com a mente 100% focada no que estamos fazendo.
Se voce nao se indentifica com o que estou escrevendo, provavelmente voce nunca ficará bom de verdade e se ficar, ainda que por um tempo, voce nao terá entendido o porque fez tudo isso e nessa hora provavelmente voce já estará desiquilibrado horas se achando muito grande horas muito pequeno e nao se sentindo "em casa" em lugar e tempo algum.
Mas voltando a pergunta inicial, o que mais é necessário saber para se tornar um fisiculturista?

APRENDER A FAZER DIETA, APRENDER SOBRE NUTRIÇÃO, APRENDER DO QUE OS ALIMENTOS PODEM SER FEITOS PARA LER DIRETO NOS INGREDIENTES E PODER VISUALIZAR NA MENTE INSTANTANEAMENTE A CONSEQUENCIA DO ALIMENTO NO ORGANISMO, SE É BOA E VAI LHE DEIXAR COM ENERGIA POSITIVA E FISICO BONITO, OU É UMA ENERGIA PESADA, CULPOSA, QUE VAI DEIXAR SEU CORPO LENTO E PARECENDO UM BAGAÇO.
É impressionante o quanto as verdades podem doer, mas, se você tem preguiça de fazer tudo isso, esqueça, você nunca ficará com um físico de campeão.
Não conheço ninguém que tenha modificado o seu físico que não tenha amor ou pelo menos entenda o quanto é importante ter um tempo para ir comprar, selecionar os melhores alimentos, prepará-los de forma rápida e levá-los consigo durante o dia. Ou se a pessoa dispõe de algum empregado ou até mesmo a mãe para fazer isso tem que assegurar a continuidade desse processo, o pedido de compra ou a compra em si, porque muitas vezes os ingredientes saudáveis não são fáceis de ser encontrados e decifrados nas gôndolas e prateleiras dos supermercados
Muitos podem melhorar muito mesmo, mas muito poucos podem ficar naquele  nível que chama atenção pela qualidade, porque isso não se pode comprar, não se pode acelerar, nem adianta se encher de porcarias, porque isso vários fazem e mesmo assim não conseguem ficar bem densos e definidos, podem inchar,  apresentar grande volumes e andar armados, mas sempre ficarão atrás daquele que mesmo sendo mais leve aparenta muito mais robustes e trabalho árduo em seu físico. Esculpir os lugares certos do corpo e se manter magro é uma arte, uma arte antiga, na verdade é um espírito que fica ao lado dos guerreiros que resolvem abandonar um pouco a facilidade de prazer instantâneo gerado pela comida, e lutam contra a preguiça e a vontade de fazer outras coisas e transcendem seus limites nas academias e nas ruas, gerando calor por ai enquanto movimentam seus corpos, depletam suas energias, rompem suas fibras, e, o que é mais importante, sabem colocar os nutrientes no momento certo para tudo que foi gasto ser reposto e com reservas para a próxima rotina de treinamentos. Esse Espirito faz com que para se ficar assim se fique extremamente atlético, porque a flexibilidade e o preparo do sistema cardiovascular são essenciais, então o verdadeiro Bodybuilder sente que esta preparado para tudo quando vai competir, ele sente-se forte mesmo sentindo-se fraco, ele busca a serenidade mesmo estando mais agressivo, ele consegue correr e treinar pesado, tudo ao mesmo tempo. Mas isso não ocorre de uma hora para outra, existe uma progressão que deve ser seguida, ela pode até ser acelerada, mas existem fases.
Esculpir os lugares certos do corpo e se manter magro é uma arte, uma arte antiga, a verdadeira arte da preparação física suprema, e ela contempla os guerreiros que resolvem abandonar um pouco a facilidade de prazer instantâneo gerado pela comida, e lutam contra a preguiça e a vontade de fazer outras coisas e transcendem seus limites nas academias ou porões de garagens, gerando calor por ai enquanto movimentam seus corpos, depletam suas energias, rompem suas fibras, e, o que é mais importante, sabem que devem colocar os nutrientes no momento certo para tudo que foi gasto ser reposto e com reservas para a próxima rotina de treinamentos.
Basta observarmos as esculturas do tempo da Grécia Antiga, todos os corpos masculinos são anatomicamente exaltados e hipertrofiados, representando com detalhes tão perfeitos que só podem ter sido criados usando modelos de verdade, ou seja, os homens realmente eram fortes naquela época e acreditavam que através da experiência física poderiam transcender seus limites e conhecimentos intelectuais e espirituais.
Muitos não sabem que  Platao era preparador físico, que a Academia de Platao, era realmente naquele contexto um centro de atividades corporais, jogos e estratégias, pois Platao sabia que para acessar sinapses de forma consubstanciada ele precisava gerar ativar a musculatura pelos potenciais de ação gerados pelo córtex nervoso ao sistema motor, entao de dia eles se dedicavam a essas práticas e o final da tarde, em uma clareira de pedras, Platão contemplava o pôr do sol e passava ensinamentos para aqueles que eram ávidos pelo seu conhecimento, os chamados discípulos – os primeiros alunos de nossa historia moderna.O Bodybuilding ou fisioculturismo é um esporte que se diferencia dos outros porque o planejamento e a sistemática influenciam demais no resultado final, e ele pode ser praticado em vários níveis, mesmo aquele que não deseja ter um corpo forte, definido e esculpido pode se benefeciar das estratégias de dieta e treino para se preparar para os outros esportes, pois muitas vezes em outros esportes o atleta precisa perder ou ganhar peso para competir, e deixar o atleta com o mínimo de gordura e máximo de massa muscular possível é vantagem em qualquer esporte, porque a gordura carregada é um peso morto que não serve para nada, mas cada kilo de massa muscular ganha equivale a mais cavalos de potencia para um motor, pois além de te carregar por aí, a sua musculatura ainda gasta muita energia para se manter viva, ao contrário da gordura, que é um tecido morto. Isso quer dizer que cada kilo de massa magra ganha aumenta também a velocidade do metabolismo e sua demanda energética, em outras palavras, aquele individuo com mais massa magra vai ter um gasto calórico maior e não vai precisar ficar sofrendo tanto  em dietas de poucas calorias.
Este material tem por finalidade ajudá-lo neste objetivo: Ficar com mais massa muscular e menos gordura, e tentar diferenciar um trabalho específico para isso com a atividade física geral vista nas academias e os consensos de dieta e alimentação ideal que existem por aí.
Vou fazer de tudo para lhe ajudar a desenterrar aquela força de vontade que está adormecida em você, mas de cada 10 que tentam se empenhar, 3 melhoram definitivamente, mas apenas 1 fica com um físico de campeão, porque o resto não passa dos 3 primeiros meses e o resto desiste antes dos 3 anos.
Também temos aquela outra categoria daqueles que vão começando e parando, não conseguem ter freqüência de treinamento e por isso não melhoram e ficam estagnados ou vão apresentando uma piora disfarçada  porque desregulam a comida no final de semana e ai chegam na academia fazendo força e não vendo que estão até ficando mais volumosos mas com a cintura parecendo um balão. Sou bem sincero porque já andei por ai muito tempo com a cintura parecendo um balão, porque esse é um problema que atinge muitos caras que treinam faz tempo, ou seja, a gente aprende a fazer a primeira metade do trabalho: Treinar e Comer Bem. Mas acabam por comer demais e ter dieta desiquilibrada, o que faz com que fiquem arredondados e sem definição muscular pela quantidade de gordura que fica estocada não somente no abdômen, mas também em toda a superfície corpórea, escondendo assim o verdadeiro formato dos músculos peitorais, das costas, enfim, essa é a parte onde o Fisiculturismo se separa de vez do Halterofilismo, pois no halterofilismo não faz realmente muita diferença se vc tem 17% ou 7% de gordura. Muitos também não tem a preocupação com a quantidade de gordura porque pensam “Estou em off, posso ficar pesadão...”. Mas a pergunta que faço é: Como pode estar em off alguém que nunca esteve em on? Os verdadeiros offs acontecem quando já se tirou a capa de gordura abdominal, pelo menos o excesso dela. Dessa forma vai ficar muito mais compensativo fazer o off, porque vc estará visualizando exatamente o que está acontecendo. Uma vez que alguém esta a ganhar peso e esse peso começa a se acumular na região do abdômen em uma proporção maior do que está hipertrofiando braços, caixa toráxica e pernas, entao ai já está na hora de repensar nesse trabalho porque alguma coisa está dando errada. Se você está pensando em Fisiculturismo, sugiro que abandone a idéia de ficar tão pesadão. Todo mundo nesse esporte começa a competir leve, e com você provavelmente não vai ser diferente. Escuto muitos falarem: “Ah, só vou competir quando tiver mais de 100kgs no palco”. Isso é uma grande besteira, na hora que tiverem 100 kgs no palco já estarão em nível nacional ou até mesmo mundial, e ninguém começa a disputar campeonatos já no topo. É a mesma coisa que um jogador de várzea achar que pode ir se preparando na surdina e um dia estará bom e será convocado para a copa do mundo. A única coisa que pode preparar para um campeonato é ir participando de alguns campeonatos, pois dessa forma ficará muito claro toda a diferenciação que é o Bodybuilding como esporte em relação a outras vertentes do ferro, pois muitos adoram puxar ferro, muitos adoram chegar na academia e colocar o pesao no supino e apavorar, mas muito poucos extendem isso com o mesmo grau de importância para as atitudes da vida e do dia a dia, atitude essas que realmente farão toda a diferença. Os campeonatos fazem você conhecer o seu corpo, fazem você ver com seus próprios olhos, e sentir na própria pele aquilo que você somente vê de fora, você vê aqueles caras fortes e trincados nas revistas, e pra você é um mistério como eles ficaram assim. Se você chegar a um ponto de participar de um campeonato, você não precisa ser o melhor nem ganhar nada, mas se você tiver adquirido um aspecto bom, então esse mistério se descortinará e você começará a enxergar tudo diferente. Onde tinha o MISTÉRIO, você passa a enxergar o TRABALHO. Ele olha o físico de um fisiculturista ou outro atleta e imediatamente tem a noção do trabalho que foi realizado. Esse trabalho agrega o elemento tempo, os elementos sacrificantes e brutais simultaneamente relacionados ao treino e a dieta, e ao mesmo tempo ele consegue visualizar em si próprio a dimensão desse trabalho  que ele precisa realizar pra chegar em seu objetivo. Entao imediatamente as colunas (e as lacunas) de todos os elementos que constroem esse trabalho começam a aparecer pra ele automaticamente, e ele fica consciente das mudanças que precisa realizar na dieta, que foco deve dar no treino, enfim tudo que ele precisa pra continuar evoluindo. Sabem, a coisa que mais admiro em um fisiculturista? No verdadeiro fisiculturista? O fato de saber reconhecer no outro quando o trabalho foi bem realizado. O verdadeiro fisiculturista não Gosta ou Desgosta do shape de alguém, ele realmente sabe bem o que foi feito e ao mesmo tempo sabe o que foi negligenciado. Por isso o verdadeiro fisiculturista não vai ter inveja do físico do outro, porque  in veja vem do grego não ver. E quando você tem inveja de alguém é porque você não vê na pessoa o merecimento, ou não viu tudo o que ela lutou ou sofreu para ter algo,  ou estar na posição que está. E isso definitivamente não ocorre entre os verdadeiros fisiculturistas, sejam eles enormes ou nem tanto, por isso nos bastidores dos campeonatos existe o igual respeito desde os novatos até os mais profissionais. Todos ali de uma forma ou outra partilham da mesma carga pesada, cada um pelo tempo e com o peso que consegue agüentar. E nas salas de aquecimento, homens e mulheres juntos, homens com sungas minisculas e mulheres com maios menores ainda, porém ali o clima e a energia e o respeito entre os atletas é uma coisa tão natural, e desaparece o pudor, qualquer sentimento ruim, cada um de nós mora em um corpo, tem trabalhado nele, e o palco é o apogeu do campo de batalha para nós. E não perdemos para os outros, e sim para nós próprios. Porque não lutamos realmente tão duro quanto eles, temos nossa tristeza, mas isso não diminui em nada o merecimento que nossos concorrentes tem, muito pelo contrário, sabemos exatamente dar o valor necessário para aqueles que tem mais tempo e experiência. Damos esse valor se não for por humildade é por inteligência pois sabemos que podemos aprender muito com eles, embora nunca seja apagado o sentimento e o desejo de superá-los um dia. E o espírito competitivo funciona assim, esse é o seu jogo. Se você gosta desse jogo, você pode permitir que esse Espirito acampe ao seu lado. Enquanto você conseguir ser digno de ter esse espírito ao seu lado, ele lhe apoiará, não lhe abandonará, e permitira que você adentre ao salão dos guerreiros, dos atletas de todos os tempos, e você passa a partilhar dessa garra, e a única coisa que lhe é pedida é que você honre esse Espirito, ele é belo e faz parte de algo muito maior. Se você gosta de tudo isso, você está no caminho certo.  Então paradoxalmente nós que somos taxados de narcisistas...
..continua em breve...

7 comentários:

  1. Uau... Muito bom este post, André!

    Realmente , o fisiculturismo é uma arte, que se manifesta através dos tempos...Tive a oportunidade de ver de perto esculturas famosas da época da Grécia antiga, e realmente é impressionante a riqueza de detalhes na musculatura...

    Parabéns pelo seu trabalho e dedicação!

    ResponderExcluir
  2. Belo texto mostrando a realidade e nos dando motivaçao pra seguir em frente, afinal No pain No Gain! continue firme andré, abraços

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este post! Um "acorda" bem legal pra galera...

    ResponderExcluir
  4. Você Andre sabe que e minha espiraçao e o número 1 pra mim aqui no brasil que me espiro,gosto muito do seu jeito e de seu carater obrigado por compartilhar cosco um artigo tao bom como esse,Força Andre eu quero crescer,evoluir junto com você adimiro muito sua força de vontade e dedicaçao e muito mais coisas que so quem treina de verdade sabe como é, esse testo abriu mais ainda minha mente que ja e aberta para novos conhecimentos e teorias Muito Bom Mesmo o Artigo Obrigado GRANDE ANDRE.

    ResponderExcluir
  5. ansioso pela continuaçao post fantastico cara parabens !!!!!

    ResponderExcluir