segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Saiba explicar o porque a whey protein ajuda a emagrecer

Quem treina direito sabe que a whey protein ajuda e muito nas dietas de secagem e emagrecimento, mas as vezes é dificil explicar isso para as pessoas que ainda acham que a proteína engorda etc etc etc,

Entao aqui vai uma série de fatores que podem explicar um pouco o porque a whey protein ajuda a emagrecer:

a) Contribuem para o aumento do percentual relativo de massa magra do corpo, e a massa magra é um tecido altamente ativo, que gasta calorias para se manter vivo ao contrário das gorduras que são um peso morto,

b) Ajudam a saciar a fome e a controlar o apetite, pois liberam colicistoquinina (CCK), que é um conhecido agente regulador do apetite no organismo humano, também ajuda a saciar a fome, pois as proteínas tem tempo de digestão mais prolongados do que os carboidratos deixando mais duradoura a sensação de saciedade,

c) A proteína não estimula a insulina da mesma forma que os carboidratos, e é a insulina que transporta a gordura para dentro dos adipócitos (células reserva de gordura/compartimentos de reserva) e impede que a gordura seja utilizada como fonte de gordura, utilizando shakes de proteína

d) Em dietas para perda de peso, é muito comum a perda conjunta de massa magra, e aumentando assim a entrada de proteínas de alto valor biológico tem ação um efeito anticatabolico, que significa proteger a massa magra e perder somente gordura. Quando o programa alimentar está bem regulado, é perfeitamente possível perder gordura e ganhar massa muscular simultaneamente,

e) Na ausência de carboidratos ou gorduras, o metabolismo digestivo gasta até 30% mais energia para digerir as proteínas, e em dietas de emagrecimento essa estratégia de aumentar as proteínas e reduzir os carboidratos tem sido utilizada com muito sucesso, mas é importante salientar que as proteínas devem vir de fontes limpas e de alto valor biológico (Whey Protein, Clara de Ovo, peixe). Quando baixa-se a gordura para o percentual desejado, vão se adicionando mais carboidratos de boa qualidade na dieta, em conjunto com exercícios, principalmente a musculação, para permitir assim a ativação da massa magra para assegurar a vitalidade do metabolismo em manter o peso perdido e evitar o efeito sanfona.



 
Dicas para perder peso utilizando a Whey Protein:

- Tome de 1 a 2 shakes de proteína por dia, no café da manhã e no jantar

- Escolha uma proteína de sabor que lhe agrade e bata o shake com água, pois dessa forma o valor calórico do shake fica bem reduzido. Se tiver muita dificuldade em ingerir o shake somente com água, utilize leite desnatado ou leite de soja light sabor natural. Uma outra opção para quem não quer enjoar sempre do mesmo sabor da proteína é comprar uma proteína sem sabor (existem  proteínas de sabor neutro, como o Baunilha mais suave).

- Caso sinta falta de um doce a noite você pode misturar a Whey Protein com um pouco de leite desnatado em pó, (aproximadamente 2 colheres de sopa para cada dose de 30g de proteína - 1 scoop), e mais um pouco de água (meia xícara) , e preparar uma espécie de mousse (se a proteína for sabor chocolate o mousse fica sabor chocolate) e misturar nesse mousse uma fruta de baixo índice glicêmico. Pode ser mamão, pêra, maça ou ameixa preta seca sem caroço.

No café da manhã, uma boa dica de como começar o dia de forma saudável e induzindo o metabolismo a emagrecer é a seguinte:

Exemplo de Programação
- Ao acordar: (ingira meio copo de água morna, esquentada por 15 seg no microondas)

Café da Manhã:
- 1 shake de proteína com 1 dose de proteína e 200ml de Leite de Soja Light sabor natural
- 1 fatia de pão integral com 1 fatia grossa de queijo branco ou geléia light
- ½ mamão papaya
- 2 castanhas do Pará

De que forma essa configuração de café da manhã ajuda a emagrecer?>
- Shake de proteína: Fornece proteínas de qualidade para o organismo pela manhã para repor a quantidade perdida na recuperação do corpo a noite, para prevenir a perda de massa magra que sempre ocorre nas dietas de emagrecimento e para acelerar o metabolismo pela manhã pela ingestão da proteína que como vimos faz o corpo gastar mais energia para absorver.
- Fatia de pão integral: fornece uma pequena quantidade de carboidratos de glicemia controlada ao corpo, por conter grãos mais inteiros tem uma maior quantidade de fibras que ajudam na absorção de todos os nutrientes
- Fruta: Além de vitaminas e sais minerais,  a fruta pela manhã também vai conter frutose, um açúcar que entra rapidamente na corrente sanguínea para dar energia para começar um novo dia, mas não se converte em gordura pela ação da insulina como os outros doces e açúcares mais artificiais.
- Castanhas: Fornecem gorduras saudáveis para o organismo, para ajudar na parte funcional, ajuda também a controlar o colesterol ruim, melhorar o HDL e varias outras funções do corpo.
Resumindo, você pode emagrecer utilizando a Whey Protein, acrescente ela na sua alimentação, nunca corte os carboidratos, mas use os de baixa glicemia, não abandone as frutas, verduras e os grãos. Tomar muita água pura também ajuda muito a emagrecer, porque a falta de água faz o corpo entrar em um estado de alerta e então começa a reter os líquidos para se defender. Pratique exercícios diariamente para um resultado verdadeiro e definitivo.

Obrigado a todos

André

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Como secar o percentual de gordura?

Meus amigos me conhecem por conseguir dar-lhes uma sintonia fina na hora que pretendem secar, e é por isso que sou chamado na parte da finalizacao da dieta de varios atletas, e pessoais normais tbm, e todas as estratégias permitem a vc ter resultados assim:




Tentei elaborar aqui alguma coisa que pudesse realmente ajudar quem estiver lendo, e como vcs sabem existem muitas formas e teorias para vc conseguir secar, eu aqui coloquei alguma coisa, mas peço que prestem atenção principalmente no aspecto psicológico  da questao que é o mais importante.
O que é mais importante saber de início?

Você deve saber que sem sacrifícios, nenhum resultado virá. Caminhadas, poucas idas a academia durante a semana e manter praticamente o mesmo cotidiano não vão dar os resultados que você espera.

Para uma mudança radical, é necessária uma mudança de postura radical, assuma para você mesmo que não está satisfeito com seu corpo, na verdade é importante você ter consciência que sua aparencia atual reflete diretamente a preocupação que voce tem com seu corpo e com sua saúde, então se não está satisfeito a culpa não é do seu corpo, mas a culpa é sua, da sua mente fraca, da sua mente comodista, e da sua mente gulosa. O primeiro passo é reconhecer isso e pedir desculpas ao corpo por te-lo tratado ele dessa forma, o corpo precisa sentir seu amor e seu empenho, dessa forma ele retribui com resultados rápidos. Muitas pessoas nao tem os resultados porque falam "Não adianta, não perco a porcaria dessa barriga", essa é a pior atitude que uma pessoa pode ter, porque amor pelo corpo é o primeiro passo para viver em equilíbrio com ele.

O proximo passo é voce ir a frente do espelho e visualizar como voce pretende ficar, talvez sejam necessarios muito mais do que alguns  meses para isso dependendo onde voce está e até onde pretende ir, mas fazer essa visualização é fundamental, porque você precisa dar uma imagem para sua mente perseguir, e para que com a dieta e o exercicio seu corpo vá ficando do formato que você imaginou, isso se chama visualização criativa e tem sido usada na cura de doenças, para melhorar a performance de atletas e também para emagrecimento ou modificação corporal.
Na frente do espelho, pegue nas suas dobras de gordura, aperte elas, guarde na memoria o quanto elas enchem sua mão, porque ao decorrer das semanas você vai começar a sentir essas dobras diminuirem nas suas mãos, não é algo que se veja dia após dia, mas de 2 em 2 semanas já pode-se ir vendo muita diferença.

Como secar? Como ficar com um abdomen sarado?

Isso depende do quanto de gordura você tem escondendo a sua musculatura, para começar a aparecer um abdomen legal, você deve estar abaixo dos 10% de gordura para homem e abaixo de 16% para mulheres aproximadamente. (Isso depende muito do protocolo que seu avaliador poderá usar, e dependendo do protocolo os valores alteram bastante, então o correto é sempre usar o mesmo protocolo e o mesmo avaliador)

Como chegar a 10% de gordura?
O padrão considerado saudável para o homem é cerca de 15% de gordura e para a mulher cerca de 23% de gordura, (seria bem interessante você fazer uma avaliação física para determinar qual é o seu percentual), mas isso falando-se em saúde. Para a estética, esses o percetual de gordura deve ser menor para apresentar uma musculatura mais definida, então para esse fim é necessário baixar o percentual para 10% ou menos para homens e 16% ou menos para as mulheres.
Se você está acima dos valores considerados saudáveis, você precisará de no mínimo 1 ano contínuo de treino e dieta para ficar definido, quanto maior o seu percentual maior o tempo que vai levar para você atingir o resultado que você deseja.

E depois dessa visualização, como saber quais exercicios escolher?
Para você modelar seu corpo, a melhor atividade é a musculação, de preferência de segunda a sexta, e de 3 a 4 vezes por semana depois da musculação você vai fazer um aeróbico na esteira elétrica.
Faça um treino de musculação de aproximadamente 40-50 minutos que priorize repeticoes mais altas e tempos mínimos de descanso, dessa forma você treina mais grupos em menos tempo e ainda por cima trabalha sempre com os batimentos cardíacos mais elevados, é uma espécie de musculação que prioriza o cardiovascular e acaba queimando muito mais calorias e por consequencia gorduras do que a musculação convencional.
Depois da Musculação vá para a esteira e faça mais 25-30 minutos de corrida a uma intensidade de aproximadamente 75% da sua Frequência Cardíaca Máxima, para calcular isso faça:
 220 - SUA IDADE * 75%
por exemplo, tenho 29 anos:
200 - 29 = 191
191 é minha Frequencia Cardíaca Máxima, ou seja, o quanto eu posso acelerar meu coração com segurança.
Agora que tenho minha FCM, que é 191, preciso achar o meu limiar aeróbico de queima de gordura, que é de aproximadamente 75% da minha FCM:
191 * 75% = 143 BPM (Batimentos por minuto)
Então, 143 Batimentos por Minuto é o quanto eu devo me manter durante o exercício aeróbico para que eu maximize a minha perda de gordura.
Você deve fazer esse cálculo para ter uma base também, pois quando você fica abaixo desse valor, está gastando calorias num geral, mas ainda não está queimando gorduras efetivamente.
Quando você está acima desse valor, pode até gastar um pouco mais de calorias, mas como já ultrapassou a faixa de queima de gordura você estará queimando mais músculos.

Treino de Abdomen que vai fazer vc definir:


E na parte da dieta? Como agir?

1º) Quanto Mastigação: Você deve saber que nossos centros de saciedade se baseiam na quantidade de vezes que mastigamos os alimentos. Lembre-se que a função de seu estômago e digerir, e não triturar os alimentos. Isto é trabalho para os dentes, portanto, você deve mastigar até a comida estar bem triturada, semelhante a uma pasta. Pessoas que conseguem vencer este hábito geralmente perdem mais de 3 quilos  em um prazo muito curto somente com essa regulagem.

2º) Quanto ao Açúcar:  O açúcar e todos os produtos que levam açúcar na composição estão expressamente proibidos. Nem no café, nem no suco. Doces como chocolates e outros estão expressamente proibidos. Quanto ao refrigerante  somente é permitido 1 (uma) lata por dia e sendo ligh ou diett. Utilizar adoçantes para adoçar sucos e café.
3º) Quanto ao leite:  O leite deve ser somente o desnatado. O leite desnatado possui os mesmos benefícios nutricionais mas sem a maior parte da gordura que o leite integral possui.

4º) Quando ao pão:  O pão que iremos utilizar neste tratamento é exclusivamente o pão integral, pois ele possui uma glicemia mais baixa, nao dando picos de glicose e por consequencia não se convertendo em gordura além de aumentar a sensação de saciedade .

5º) Quanto ao número de vezes por semana que pode-se comer fora: Devido a seu objetivo, você deve se limitar a comer fora 2 vezes por semana e o que você deve comer é 1 sanduiche (estilo subway) com pão integral, salada, rosbife pouquíssimos molhos e bebida dietética.

6º) Quanto aos Frios e Embutidos: Presuntos, mortadelas, salsichas, salames muito prejudiciais para uma pessoa com seu objetivo. O único que pode ser utilizado é o presunto de peito de peru light e em uma quantidade de 2 fatias por sanduíche que estiver especificado no seu programa. Quanto aos queijos todos estão expressamente proibidos exceto o queijo cottage e a ricota. Todos os outros queijos e frios levam uma quantidade muita alta de sódio, gorduras animais saturadas e proteínas de baixíssima qualidade, e isso destrói qualquer objetivo de emagrecimento.

7º) Quanto a Ingestão de líquidos: A ingestão de água é muito importante, porem de forma dosada e constante. Você deve tomar 2 garrafinhas de 500 ml no período da manhã e 3 garrafinhas de 500 ml  no período da tarde. Essa ingestão deve ser 40 minutos após as refeições principais e deve ser reduzida 40 minutos antes dessas refeições. No horário das refeições procurar se limitar a no máximo 1 copo pequeno (200ml) de bebida diet ou água.

Para Maximizar seus resultados, utilize Shakes de Proteínas de 2x a 3x por dia, e uma cápsula de Óleo de Peixe (omega 3) 3x por dia junto com as principais refeições.
Depois de ter feito isso, você pode acelerar também seus resultados utilizando um Thermogênico.

Grande Abraço e Bons Resultados!

André Pierin

É básico mas essencial pra quem quer crescer

Muitas pessoas desistem da academia por não obter resultados em ganho de força ou massa magra por não ter consciência da importância da nutrição adequada, alguns procuram melhorar a alimentação e começam a ver resultados iniciais, mas a verdadeira mudança na composição corporal que o exercício com peso pode promover só acontece mesmo quando a quantidade protéica diária é ajustada.

O exercício com pesos promove microlesoes, ou microrrupturas nas fibras musculares, e essas fibras podem simplesmente se recuperarem ou podem voltar mais fortes, e isso depende diretamente da quantidade de proteína de alto valor biológico que a pessoa ingere, pois quando existe o treino e o individuo consegue suprir as proteínas necessárias para:

1-seu próprio metabolismo (0.8-1.0g de prot/kg) -Pessoas Normais/Atividades Leves.

2-recuperação adequada para o próximo treinamento (1.2-1.6g de prot/kg) Esportes de Endurance.

3-aminoácidos chave disponíveis para a construção de mais densidade e volume muscular (hipertrofia muscular) (1.8-2.0g de prot/kg) - Esportes de Força, Fisiculturismo e esportes onde haja a necessidade de aumento do volume muscular.


A verdadeira hipertrofia muscular só ocorre com a presença de uma quantidade que já foi definida por estudos como sendo aproximadamento 1.8-2.0g de proteínas para cada kilo de peso, e é justamente aí que entra a importância da Whey Protein, pois é a forma mais leve e menos difícil para o organismo para elevar os níveis de aminoácidos na quantidade chave para promover o processo de hipertrofia muscular para aumentar a quantiade protéica da dieta com a ingestão de mais alimentos sólidos provenientes de origens animais a quantiade calórica total da dieta, bem como a quantiade de colesterol, sódio, gordura e outros componentes que não são interessantes pois exigem mais do organismo para serem absorvidos gerando assim mais restos metabólitos aumentando assim os níveis de uréia, creatinina e outros indicadores de excesso de quebra de proteínas no plasma (sangue).

A Whey Protein é perfeita para os esportes de força, pois ajuda a complementar a quantidade de proteínas que não são conseguidas pela alimentação. Se para uma pessoa normal já é difícil obter proteínas de alto valor biológico da dieta, quanto mais para um praticante de esportes de endurance.

Porque devo entao aumentar a ingesta de proteínas usando a Whey Protein e nao os alimentos sólidos?

Por conta do tempo de absorção e esvaziamento gástrico da Whey Protein é muito menor do que os alimentos comuns, bem como a quantidade calórica e de gorduras, sódio e outros nutrientes que deixam a absorção das proteínas animais mais pesadas, para o atleta é muito importante ter absorção rápida e que não os alimentos não pesem e não se acumulem no estomago e intestinos, uma vez que a requisição de nutrientes para os desportistas e atletas é bem maior do que uma pessoa normal ou com atividade física leve.

Acompanhe no gráfico abaixo o tempo de esvaziamento gástrico do alimento sólido, da whey protein, e da caseína (outra proteina do leite utilizada principalmente a noite por ser mais lenta e promover um efeito time-release).



Muitos falam: "se eu saio do treino e já vou almoçar frango, porque preciso tomar whey no pos-treino?"
É só entender o gráfico que vc já saberá a resposta, pelo fato de que o tempo de absorção da comida sólida demora muito e com isso vc perde a famosa "janela pós-treino", que é onde fica maximizado o poder do organismo de absorver as proteinas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, a recomendação de proteínas para atletas de força é de 1.4 a 1.8 g/kilo/dia.

Acompanhe na tabela abaixo as fontes de proteína, suas composicoes e valor biológico:





sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Suplementos Alimentares só para os Atletas?


Definitivamente não. Mas isso provavelmente não é o que você vai ouvir falar por aí. Você vai ouvir falar que são só para atletas, e ainda por cima profissionais, você vai ouvir falar também que conseguimos tirar tudo o que precisamos de nossa alimentação diária.

Conseguimos tirar o que precisamos de nossa alimentação diária? O que teríamos que comer para isso?

Muitas vezes, as mães dos clientes que vão comprar suplementos e vitaminas dizem:

- “Sua avó e eu nos criamos tirando tudo da alimentação, porque você acha que precisa de vitaminas e suplementos?”

Como sempre, a sabedoria dos mais vividos é fundamental, e ela está certa, ela e a mãe dela se criaram não necessitando de suplementos e vitaminas. Mas ela está errada ao presumir que vive no mesmo mundo, sob as mesmas condições e hábitos alimentares  daquela época, listando apenas alguns motivos:

Problema I - Solo empobrecido:

Isso atualmente não é novidade para nenhum profissional que trabalhe da maneira séria com a nutrição, a de que o solo brasileiro é empobrecido, logo, ao contrário dos países que enriquecem o solo desde a década de 50, como os EUA por exemplo, que além de enriquecer mais o solo ainda criaram o desenho do Popeye que comia espinafres para ficar mais forte quando detectaram que as crianças estavam com as taxas de ferro mais baixas do que o ideal, e é importante lembrar que neste caso as crianças ainda nem tinham entrado em estado de anemia leve, mas eles identificaram uma tendência de empobrecimento nutricional, e foram rápidos em criar uma solução que atingisse as próprias crianças, e criaram o desenho, que incentivou as crianças do mundo inteiro a comer mais espinafre por causa do marinheiro Popeye.

E por esses motivos é que o povo americano sempre se destaca nas olimpíadas e outros campeonatos que exigem destreza e força, não somente física mas também mental. Com o passar dos anos também os outros países adotaram essas praticas de enriquecer o solo, ao contrário dos países de terceiro mundo, que ainda possuem  muitos de seus cidadãos em estado simultâneo de desnutrição e obesidade, causado pela falta de nutrientes e pelo excesso de calorias vazias.


Então quem trabalha de maneira séria não pensa somente em selecionar quais alimentos vão ser benéficos para a pessoa, mas pensa em nível de nutrientes, ou seja,  quais nutrientes estão faltantes em seu organismo,  e de maneira esses nutrientes podem chegar de maneira mais fácil e garantida para cumprir com seu objetivo em uma programação nutricional de saúde, performance ou estética. Dessa forma, passar alimentos com baixos teores de nutrientes não cumprem com seu papel, e os profissionais que não alertam quanto a importância de se comer tudo 100% orgânico ou utilizar suplementos, na verdade não sabem de nada, somente tem teoria, mas com certeza nem eles mesmos praticam aquilo que prescrevem.

Problema II - Processos de colheita e transporte:

Analisando o padrão de vida das pessoas mais antigas, observamos que eles tinham suas próprias hortas e quintais nos fundos de casa, ou compravam as frutas, legumes e verduras frescos de alguém que tinha uma produção caseira, que hoje é a famosa e cara comida orgânica, mas naquele tempo era o hábito normal de alimentação dessas pessoas.

Logo, alem de que, naquele tempo eles tinham mais variedade, também o tempo que levava desde a colheita da terra até a mesa era mínimo.
Isso sem falar que atualmente a maioria das frutas e legumes são colhidos quando ainda não completaram o seu processo de amadurecimento, isso porque precisa-se ser levado em conta o tempo de transporte, então a fruta termina de amadurecer durante o período do transporte. O problema é que  existe uma grande perda de nutrientes também pelo fato de que é no processo de amadurecimento que se fixam e se desenvolvem grande parte dos componentes nutricionais que são benéficos a nossa saúde, não somente as vitaminas e minerais, mas toda uma gama de componentes como fitoquimicos e enzimas que alem de nutrir ainda previnem nosso corpo contra o envelhecimento e curam doenças.

Problema III - Processo de armazenagem e preparação dos alimentos:

Recentemente a ciência conseguiu observar que toda vez que os alimentos são armazenados de forma errada, ficam muito tempo em geladeira, ou muito tempo expostos em Buffet, existe a tendência da perda de vários nutrientes.
Também toda vez que a temperatura do cozimento se eleva a mais de 45º existe a perda dos fitoquimicos ou fitonutrientes, que são compostos encontrados nos vegetais que teriam a função de previnir e curar diversas doenças. E é baseado nisso que existe uma corrente alimentar chamada Frugirismo, que não cozinha os alimentos dando preferência a seu consumo cru, justamente para preservar todo o perfil de nutrientes. Essas pessoas geralmente são extremamente saudáveis e felizes.

Como vimos, são vários os fatores que podem modificar e empobrecer os nutrientes de nossa dieta, mesmo quando acreditamos estar nos alimentando corretamente quando comemos as saladas de um Buffet,  ou as compramos em um supermercado e as estocamos em nossas geladeiras.

Mas considerando que a pessoa tenha acesso aos produtos orgânicos com qualidade e variedade, qual é a quantidade semanal e diária que deveria ser ingerida, para suprir com as necessidades de vitaminas e minerais?

Devem ser consumidas diariamente, de 3 a 5 porções de vegetais e de 2 a 4 porções de frutas, e variando a cada dia os tipos e principalmente as cores.

Com nossos hábitos modernos e a correria do dia a dia, quem consegue? E ainda por cima com alimentos de qualidade e sem agrotóxicos?

Por isso trabalhamos para aquele publico que acredita e sente que se beneficia com o uso de suplementos e vitaminas, para suprir o que não se consegue tirar da alimentação.

Lógico que um atleta vai precisar de uma maior quantidade de nutrientes, mas existem pessoas que não são atletas, mas tem uma rotina pesada, um trabalho pesado, ou praticantes de atividades físicas não competitivas mas que exigem bastante do físico.


Acredito que nosso papel enquanto consumidores conscientes é orientar e abrir os olhos das pessoas que por questão de ignorância ou de orgulho não admitem que não somos mais capazes de consumir e ter os mesmos hábitos de vida de nosso avós.

Mas respeitamos toda e qualquer opinião contrária, não gostamos de discutir com quem não quer aceitar os fatos, queremos apenas trabalhar com qualidade para aqueles que enxergam essas verdades e se beneficiam com nossos produtos e informações.

IMPORTANTE VOCE ENTENDER ISTO:

Podemos dividir os suplementos alimentares em 2 categorias:

-          Suplementos de Base
-          Suplementos Ergogênicos


Os suplementos de base são aqueles que são feitos a partir de alimentos selecionados, filtrados e purificados, (Proteína Isolada do Soro de Leite, Carboidratos provenientes de grãos moídos, cápsulas de óleos de prímula ou linhaça, etc.) e são somados a nossa pobre alimentação moderna que é deficitária em nutrientes. São utilizados para equilibrar nosso organismo e permitir que nosso metabolismo funcione da maneira correta sem a ajuda de remédios e outros sintéticos. Nessa categoria se enquadram as vitaminas, os minerais, as proteínas, os carboidratos e as gorduras essenciais.
Nota: Os suplementos de base são tão equivalentes aos alimentos que possuem o mesmo número e classificação de registro que os alimentos no M.S. (Ministério da Saúde)
Portanto, não há qualquer tipo de contra-indicação ou reação adversa quando utilizamos Suplementos de Base.


Os Suplementos Ergogênicos são mais  específicos  e na maioria das vezes alteram o metabolismo a fim de se promover o efeito desejado,  efeito esse podendo ser de ordem estética, de performance ou de saúde. Nessa categoria se encontram os suplementos como a creatina, glutamina, Óxido Nítrico, HMB., Thermogênicos  e outros.
È importante se ter em mente que nunca se prescreve suplementos ergogênicos sem que se tenha uma base pertinente para isso.


Devemos de uma vez por todas nos conscientizar que os suplementos não são sintéticos como os remédios, mas extraídos de fontes totalmente purificadas e naturais. Por exemplo, a Whey Protein, que nada mais  é que  a proteína do soro do leite microfiltrada várias vezes a fim de se isolar sua mais pura matéria prima.
Infelizmente, ainda restaram pessoas que associam os suplementos a substancias perigosas e nocivas ao organismo. Mas a evolução dessa tecnologia ainda está em pleno desenvolvimento, e talvez com ela venha a conscientização e o esclarecimento acerca da importância de uma alimentação completa e saudável, que preencha as lacunas deixadas pela alimentação pobre, sem nutrientes e industrializada dos “fast-foods” de hoje em dia.

A você que está pesquisando, fica o desafio de experimentar por si mesmo, e a começar experimentar os suplementos alimentares e as dicas propostas por nós e a sentir os resultados por si próprio.

 

Abraço

 

André

 

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Perguntas e Respostas Rápidas

André, como os fisiculturistas profissionais fazem para que a rotina de apresentações e exibições do fisico não prejudique a rotina de treino deles?

Bem,

Vou expor minha linha de raciocinio para vcs, um belo dia eu estava lendo a enciclopédia do arnold e vi ele falando que quando veio da austria para os eua ele ficou muito famoso e todas as noites tinha sessoes de fotos, e todos sabem que nenhum fisiculturista gosta de ser fotografado frio, entao o aquecimento feito para inchar os musculos é árduo, entao, voltando ao arnold ele começou a ficar grilado porque esses aquecimentos todos para as fotos iriam comprometer o descanso dos grupos que ele haveria treinado e que haveriam por anabolisar no descanso, conforme todos aprendem, mas ao passar do tempo ele começou a perceber que apesar de estar com a sensação de estar sempre cansado e os musculos sempre doidos e apesar também de ter perdido um pouco do rendimento em carga total no treino da academia, apesar de tudo isso seu fisico começou a ficar muito mais imponente. E a partir dali para quem estuda a sério os principios dele ele formatou sua filosofia de treino que é quanto mais treinar mais cresce. E nao era a toa que a dieta dele compreendia no mínimo 7000 calorias. Todos dizem que a dieta é a mais importante, concordo plenamente. Mas ela só é mais importante porque pode te fazer recuperar melhor para então destruir o corpo de novo, entao quem modela o treino e faz crescer mesmo é o treino, e ele automaticamente vai puxar a dieta, que automaticamente vai permitir o treino e assim por diante. Se vcs verem todos os escritos do arnold, verao que a palavra overtraining aparece muito pouco. Essa palavra é mais moderna e eu em mais de 90% dos casos que verifico substituiria a palavra overtrainig, ou seja "excesso de treinamento" por "falta de nutrientes" e por nutrientes entendemos logica correta na suplementacao e mais ainda na comida sólida. E uma vida constante sem abusos sem dormir pouco no final de samana e sem o álcool fazendo o efeito diuretico e esvaziando o glicogenio muscular...

abraço

andré




André, qual a sua opinão a respeito da corrente russa? ela pode realmente me deixar melhor com mais tonus como prometem os anuncios e as clínicas?

Isso foi desenvolvido para os astronautas pela ausencia da gravidade e a perda de tonus muscular, mas nao se mostrou muito eficaz, a nao ser em pos operatorios onde o paciente fica muito tempo deitado e os musculos nao recebem estimulos, ou em sessoes de fisioterapias, mas como coadjuvante da hipertrofia ou performance isso é ridiculo, e sem contar que pelo fato dos estimulos virem de fora e nao do proprio cortex é facil ter uma fibrose, que seria nao a morte do tecido, mas a perda da sua capacidade de contração,

abraço

andré

"André, o que vc acha do Steak de Frango (empanado)?"

É carne mecanicamente separada, significa que é aquelas carninhas que ficam grudadas no dorso e na carcaça do frango quando tira o peito, e junto com isso tem muita proteina de soja pts, que ao meu ver devem representar no minimo metade do tanto de proteína descrita, e essa carne é triturada e misturada com a PTS e gordura vegetal, o que nao faz dela uma carne fibrosa igual ao peito de frango, se vc comprar o peito de frango, dessossar (facil facil) e cortar em filezinhos talvez gaste igual ou um pouco só a mais do que os steaks

abraçao

"Sei que é um assunto complexo, mas de uma maneira breve, como deve ser encarado o treino de definição?"

Nesta fase que muitos chamam de cutting, o principal é saber que vc nao está indo pra academia pra romper fibras e sim para manter os musculos cheios porque vc esta em dieta e a idéia é remover tudo menos o que está dentro do músculo, entao vc usa uma hipertrofia mais metabolica, mais repeticoes, mais frequencia dos grupos na semana, menos tempo de descanso, e acaba sendo mais leve porque vc nao tem força pra treinar entao o unico jeito é ir espremendinho os musculos, é muito normal os gringos treinarem o corpo inteiro todo dia em tempos de cutting, treina poucos exercicios pra cada grupo mas repete no outro dia, dessa forma vc fica inchado no corpo inteiro e essa é a melhor forma de segurar o volume em tudo, eu gosto de treinar agonista antagonista em superserie começando com altas definicoes e alcançando um pouco de força com menos repeticoes no meio do treino.

abração

"André, quando é definido o nosso biotipo? Tomar suplementos pro-hormonais ou esteróides pode modificar o biotipo?"

Eu acho que existem certos fatores que podem acordar fatores latentes (adormecidos) que nao se manifestariam na sua genética dessa vida mas que de alguma forma possuem uma memória ancestral, principalmente quando analisamos como o esteróide age na célula, vamos vendo que por melhor otimizacao da maquinaria celular que os esteróides beneficiem isso ta mais relacionado com a informaçao (porque os hormonios sao informacoes que dizem como todo o sistema deve funcionar e sao interelacionados em eixos entre si desde os eixos inferiores que compreendem a produção de testo nas gonadas sexuais até os hormonios da hipofise, lh, etc que sao os verdadeiros cabeças do sistema inteiro), entao o corpo passa a selecionar combinações melhores e as transcreve modificando muito rapidamente o corpo fisico, ou seja, fazer um trabalho consciente de aumento da carga de testosterona no corpo seja por uso de pre-hormonios suplementos ou ir a um médico e tomar bomba mesmo mas controlado é a unica forma de mudar radicalmente o biotipo, mas mesmo assim ele ainda fica ligado a uma árvore ancestral, e é por isso que um suplemento pro-hormonal em um descendente de árabe vai fazer muito mais efeito do que num descendende de chinês, porque a arvore e tronco ancestrar genetico chines por mais longinqua que seja nao tem a informação de alguem que já teve mais massa muscular porque é a caracteristica da propria raça, já o árabe a maioria dos árabes de antigamente era corpulenta devido a seu estilo de vida e alimentação, de forma que essa latencia pode ser manifestada num descendente aqui nesse tempo, enfim, é um tema complexo,

abraço

"André, ouvi falar em um sistema de dieta onde fica 15 dias comendo mais carbo e 15 dias zerando pra otimizar a queima de gordura, o que vc acha disso?"

Isso nao funciona, a nao ser num nivel muito mais avançado,

2 semanas é o tempo que o corpo começa a "entender" que está em queima ou em hipertrofia,

todo o defict calorico vai ser reconpensado e vai ser muito mais facil pro corpo estocar nos adipocitos que estarao sedentos pelo efeito sanfona do que na malha muscular que vc ainda nao tem tanto, volto a falar, esse tipo de coisa só funciona quando o cara já é mto grande, velho de treino e possui uma matriz muscular acostumada a depletar e a supercompensar, no teu caso se funcionar vai ser pelo defict calorico total da média do final do periodo, coisa que com uma dieta equilibrada na minha opiniao vc faria melhor,

e outra coisa, o treino, mesmo sem dieta nunca é jogado fora, ele fica latente, desenvolve a comunicação elétrica da força e o estimulo de todas as unidades contráteis, apenas nao se infla de glicogenio, a hora que vc coloca a dieta, tem um efeito retroativo e tem um resultado inicial bem grande,
isso ocorre com aqueles pedreiros ou borracheiros que fizeram força a vida inteira e nao crescem, quando entram na academia começam a suplementar viram uns cavalo muito rapido porque já tinha tal informação no engrama muscular (codigo de memoria muscular)

abraço

"André, como podemos saber a qualidade do pao integral que estamos comprando, já que nao existe no brasil nenhum tipo de controle do nivel que esse pao é realmente integral?"

DICA MUITO IMPORTANTE: Não se engane, pois a maioria dos pães integrais que se encontram nos supermercados não são realmente integrais. Para se ter certeza, é necessário verificar no rótulo do alimento, em Ingredientes. (Por lei, o primeiro ingrediente escrito deve ser o que compõe a maior quantidade do produto) Caso o primeiro ingrediente seja “farinha de trigo enriquecida(farinha branca)...” você já deve saber que no mínimo 50% do produto não é integral, ou seja, é composto de farinha branca refinada que possui alto índice glicêmico. Provavelmente como o segundo ingrediente você vai encontrar “farinha de trigo integral 8%, ou 12%” Isso quer dizer que do total do produto, apenas esses 8% ou 12% são realmente Integrais.

SOLUÇÃO: Procure comprar pães integrais em feiras de produtos orgânicos ou padarias que trabalhem com produtos para diabéticos, mas caso não se tenha opção fora do mercado, procurar pelo pão CHARLOTTE VOLLKORN, ou CHEZZ ARNOLD, eles são algumas das melhores escolhas dentre os produtos industrializados.

abraço

"André, tenho enjoos e passo meio mal com esses suplementos pre-workout tipo jack3d etc, porque será que isso ocorre?"

O enjoo ocorre pela irritacao da mucosa gastrica vindo de metixantinas como a cafeína e os estimulantes que os pre-workouts tem. Eu tbm fico enjoado e por isso prefiro usar as capsulas de A-AKG como NO em vez de pegar um que tem um monte de coisas mas pouca coisa de cada coisa. haha acho q vcs entenderam.

abraço
"André, qual é a sua opiniao a respeito da polia pelas costas ser prejudicial?"

Essa historia pra mim é balela, pelo seguinte:

- de quem emprestamos 99.8% de nosso material genético? :
Resposta: Dos primatas. Esses primatas que ficam pendurados em arvores só com uma mao e ainda ficam girando etc. Inclusive a articulacao do ombro é tao perfeita em permitir uma amplitude de movimentacao de 360graus por esse mesmo motivo. Entao quero dizer com isso que essa historia de movimento anti-anatomico pra mim nao existe nesse caso, movimento anti-anatomico seria a dividida de bola no futebol onde os ligamentos que foram feitos pra trabalhar em planos e eixos verticais sofram pressoes lateralizadas pelas travas da chuteira no chao e pela força contraria vinda do outro jogador. Mas no caso do pulley por costas nao é um movimento anti-anatomico, mas é o seguintel, prestem bem atencao nisso: muitas pessoas tem problemas porque ja tem previamente encurtados os rotadores de ombro, ai sim existe uma grande pressao na capsula articular e tambem o supino inclinado etc, mas para quem está em dia com a flexibilidade nao vejo problemas, mas ultimamente tenho feito pela frente pra isolar um pouco mais os dorsais sem o uso de rombóides, mas o pulley por tras também contribui e muito,

Mas é o seguinte também, muita gente faz errado, encurvando as costas e fazendo uma especie de cifose para puxar mais peso, ai sim acredito na lesao a medio prazo, mas se o cara fizer certo, jogar os cotovelos pra frente e nao querer puxalos pra tras curvando a lombar nao vejo problema
Também vai muito da época e da "afinidade" que vc sente com determinado exercico,

as vezes parece que a puxada por frente vai que é uma beleza, e vc sente que esta sendo mais produtiva pro treino de costas e por consequencia satisfatoria,

mas de repente ela fica meio estranha e vc passa a fazer pelas costas e cria uma afinidade com ela, e isso vale para varios outros exercicios, acho importante ter uma consciencia corporal propria e ter um feeling pra saber ir trocando de forma que melhore o treino ou pelo menos nao prejudique. Por exemplo, sabemos que agachar livre é o que há, mas as vezes parece que perdemos o trilho da coisa ou a motivaçao, parece que "desaprendemos" a fazer o movimento, ai talvez seja hora de ir pra um smith e começar a evoluir nele, entao acho muito dificil determinar exatamente o tipo de treino que é o melhor ou exercicio, porque vai muito da historia particular de cada um, bem como dos equipamentos que estao disponiveis,

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Como treinar para ganhar separacao e cortes nos musculos das coxas?


Treinar pesado, agachar e fazer leg com cargas altas, isso todo mundo faz, mas porque é tao dificil ficar trincado nas pernas? Mesmo quem faz dieta muitas vezes nao consegue uma definição e densidade muito boas nessa regiao, o que eu tenho observado e o q pude absorver em alguns treinos com profissionais, estilo o ponchet campeao mundial, ele é super consciente e tem uma densidade muscular invejável, de camiseta vc já vê q o cara é foda mas tirou a camiseta aí sim vc nao entende como a camiseta esconde tudo aquilo, diferente daqueles caras que vc vê gigante de camiseta e a hora q tira não é tudo aquilo

Quando vc pensa em volume, a primeira coisa que vem na cabeça é fazer exercicios basicos e pesados, é interessante saber dividir os exercicios em

- basicos
- isolamento

os basicos sao aqueles que usam a sinergia de varios músculos, por exemplo, no supino o peito é o motor principal, mas quem estaviliza o movimento é ombro e quem atua na sinergia é tríceps, da mesma forma que o agachamento e o leg press, entao vc tem uma cadencia de mais grupamentos musculares atuando em conjunto, isso te permite ganhar volume por manipular altas cargas

os de isolamento sao exercícios que já vao "desligar" outros grupos e se concentrar somente numa porçao ou feixe muscular que vc deseja priorizar em seu trabalho, por exemplo, é diferente o crucifixo reto com o supino com halteres reto, tem muita gente que faz crucifixo mas por colocar muita carga acaba dobrando o cotovelo e também está tirando a característica de isolamento desse exercicio

notem que podemos também dividir em monoarticulares ou biarticulares, o supino com halteres mexe 2 articulacoes, a do ombro e a do cotovelo, logo ele é mais basico, mas abrangente mas nao age de forma tao especializada, já o cruficixo mexe 1 articulacao, somente a do ombro, pois a do cotovelo vc deve deixar totalmente estabilizada em uma leve flexao que vc mantem a mesma do inicio ao fim do movimento tentando desenhar o mais para fora possivel como se fosse com um compasso, igual falava Arnold,


sabendo disso, a gente pode querer utilizar isso seguinto alguns principios de treinamento decodificados por joe weider, entre eles a pré-exaustao, que consiste em vc colocar um exercicio de isolamento antes para já atacar somente o musculo mas sem os estabilizadores e sem os sinergistas, e depois vc coloca um basicao pesado que uma vez que vc ainda está com os estabilizadores e sinergistas descansados vao fazer exigir ainda mais do peitoral, porque o que pode ocorrer é vc cansar triceps antes de peito ou até mesmo ombro, no caso da perna se o cara já tem perna grande mas sem qualidade é porque os potenciais de acao que sao as informacoes eletricas que sao geradas e distribuidas pelo cortex motor ainda abrangem uma grande área muscular mas nao se inserem tao profundamente, para fazer isso é legal utilizar um exercicio que canse os quadriceps primeiro de forma quando vc for fazer leg, agachamento que utiliza gluteos, posteiores etc eles vao ainda estar novinhos e vc já vai estar com o quadriceps comprometido pelo trabalho de extensor ou das passadas, essa técnica foi utilizada pelo Waldemar naquele treino de pernas com o Fabricio, quem nao viu veja meu canal d videos do youtube tem ali,

é mais ou menos assim, eu poderia citar n outros exemplos, mas vamos por partes...

Entao, a idéia dos extensores antes é vc fritar os cortes da perna, tem q mudar um pouco a abordagem mental da parada, porque geralmente a gente pensa em contrair e mandar a parada pra cima, tipo vc tá fazendo leg e tá querendo fazer aquela plataforma subir, e isso é bom como já falamos para o size total da perna, mas toda essa tensao sempre vai armar antes os grupamentos maiores que nao vao deixar muito trabalho para a musculatura mais especializada, entao ao fazer a pré-exaustao ali no extensor vc tem q olhar tua perna desenhar a medida que contrai o musculo, a anatomia quadriceps é muito parecida com a do triceps, entao ao hiperextender a perna ali no extensor vc tem que expremer os musculos como se quisesse forçar no espelho, ou seja, aí está todo o segredo, vc tem que cansar a perna no extensor mas nao pensando em levantar a maior carga possivel, senao esse excesso de elitricidade nao vai conseguir atingir aquilo que a gente quer, entao é melhor trabalhar com carga menor um pouco mas fazer repeticoes tipo 25-20-15-12 e com bem pouco descanso, aumenta um pouco o descanso a medida que as repeticoes forem ficando menores. Tem gente que vai conseguir aumentar a carga baixando a repeticao tem gente que nao, pois se a pessoa nao está acostumada a treinar assim por mais forte que seja já vai rolar um curto circuito ali, entao é depois de alguns treinos que dá pra sentir bem qual é essa parada
Depois do extensor vc vai pra leg ou agachamento com os estabilizadores e musculos dos gluteos e posteiores novinhos em folha, mas os quadriceps estao já  pré-fadigados, o que vai elevar a qualidade do treino global de perna fazendo vc preencher onde precisa mais, uma pré-exaustao bem feita em extensor, mais um leg pesado e um agachamento smith consciente estão ótimos para um treino de quadriceps nessa filosofia, no outro dia da semana vc pode fazer posterior de coxa, usando pré-exaustoes se quiser em flexor, fazendo o leg com os pés mais fechados e mais acima da plataforma para pegar mais posterior, stiff e até uma passadinha aberta se for o caso, nao esqueçam das panturrilhas, independente do treino de pernas eu procuro treinar dia sim dia nao uns 15 min antes do treino normal, vou variando os exercicios, e no outro dia abdomen, fica um dia sim outro não tbm.

"André, o assunto é muito interessante.
Seria salutar fazer pré-exaustão em quadríceps e posterior de perna antes de cair p agachamento, leg e stiff?
Ouvi dizer que o levantamento terra em estilo sumô enfatiza muito mais o posterior de pernas e glúteos do que o terra normal.
Seria salutar então dividir a rotina de pernas em duas sessões de treinamento, sendo que uma prioriza quadríceps e a outra prioriza posteriores? (pergunto isso pq eu faço terra e agachamento na mesma semana e é de boa, mas se incluir stiff, tenho medo de sobrecarregar a lombar, dá uma opinião ae).
Assim, no treino de quadríceps seria utilizada a flexão de joelhos como pré-exaustão e na rotina de posteriores seria utilizado mesa flexora como pré-exaustão.
O que vc acha disso?"

Com certeza, dividir quadriceps com posterior por si só seria um principio de treinamento, aplicando pré-exaustoes entao fica um sistema de treino muito inteligente e que pode ser uma opcao para aqueles que ja estao injuriados de enfiar mta carga nos básicos, já tem um volume legal mas querem afundar os cortes.

Se tiverem tempo, deem uma olhada nesse video que vou colocar abaixo, é um treino de pernas do Professor Fabricio Pacholok ministrado pelo Waldemar Guimarães, no video vcs poderao observar varias coisas que foram abordadas aqui:




Em relacao aos outros musculos como o biceps é isso aí, apesar dele ser um grupo mais dificil de sentir essas variacoes por nao atuar em grande escala como peito, costas e quadriceps, mas a dica para pre exaustao de biceps seria vcs fazerem rosca hummer sentada simultanea pesada, depois soltar o peso e sem descanso fazer roscas biceps simultaneas sem giros mas abrindo um pouco mais do que a linha dos ombros, como o bracorradial do antebraço participa de até 60% do trabalho de biceps, cansá-lo antes na minha opiniao joga depois o foco mais para a bolinha do biceps mesmo.

Grande Abraço

André





Diferenças entre as fases de ganho de volume e definição

Estava pensando esses dias sobre as diferentes fases que compreendem ficar com um corpo bom, todo mundo fala disso, ou seja, o ciclo do volume e o ciclo da definição,

mas o que eu vejo é que muitos por nao conhecerem os pontos fracos de cada ciclo, ou seja, de cada fase, acabam por desistir e ficam perdidos pelo caminho nao conseguindo ficar nem fortes e nem definidos,

o que eu posso observar dessas 2 fases é o seguinte:





Fase do volume:

Ponto fortes:

- É gostoso manipular as cargas porque vc tem glicogênio e energia suficiente e isso se traduz em força e inchaço
- Como vc está em ingesta maior de calorias vc nunca vai treinar com fome e sabe que depois do treino uma boa refeição o espera
- Voce se sente bem nas roupas porque preenche bem as camisetas e as calças com os braços e pernas com mais volume

Pontos fracos:

- O visual de definição não é tão bom quando fica sem camiseta ou a hora que não está treinando
- O estomago fica sempre mais dilatado por causa da ingesta maior de comida assim como a cara fica mais inchada, e quando senta com calça jeans a barriga incomoda um pouco porque dá aquela dobradinha do coro pra fora
- Seu corpo fica mais suscetível a lesões ligamentares e dores na lombar devido aos treinos de base com mais carga

Fase da Definição:

Pontos Fortes:

- O visual no espelho a hora que está treinando, com bronze, suado ou ao sol fica impressionante e inigualável
- A vascularização é muito aumentada por conta da producao de oxido nitrico do corpo ser aumentada para compensar a dificuldade do corpo em repolarizar as fibras musculares porque o treino de definição mais efetivo é aquele que não permite ao metabolismo a ressintese e recuperação do glicogênio, entao forçando a ficar sempre em privação e isquemia, alguma hora o corpo começa a produzir mais no2 para vasodilatar e hemodilatar as células e vasos sanguineos para que tenham mais estoque, e isso é uma reação normal de defesa do corpo se preparando para um possivel próximo treino árduo

Pontos Fracos:

- É muito difícil treinar depletado, por isso mesmo nas séries iniciais já sentimos a intolerância e queimação nos músculos indicando excesso de lactato e falta de glicogênio antes mesmo de se ter iniciado os treinos
- A irritação, a tensão e a fome são fatores que que por si próprios bloqueiam mais de 85% dos marombeiros que não conseguem definir
- Sua imunidade baixa, por isso as estratégias de revigoração físicas aqui fazem toda a diferença
- Voce se sente constantemente pequeno

Bem, é isso galera, conhecendo melhor esses territorios vcs ficarao com o psicologico mais preparado e nao vao ficar pirando nos pontos fracos uma vez que vcs escolheram bem e estao sendo coerentes com seus objetivos,

quem quiser adicionar pontos fracos ou fortes que eu esqueci por favor me ajude a completar,

grande abraço a todos

andré

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Lei da Consolidação

Antes de ficar injuriado dizendo que seu corpo parou de crescer, ou parou de secar, seria interessante que vc conhecesse um pouco sobre a lei da consolidação, de minha autoria, o que diz ela:

 LEI DA CONSOLIDAÇÂO vale para o GANHO DE MASSA e também para a PERDA DE GORDURA.

A lei diz o seguinte:

se vc levou 1t (1 tempo, que pode ser 3 meses, 6 meses, enfim) se vc levou 1t para ganhar musculo ou perder gordura, presisará de + 1,5t cuidando direitinho e mantendo para consolidar o resultado.

Entao, se vc levou 2 meses para atingir tal resultado, precisará de + 3 meses para consolidar, o que dá 5 meses no total. Mas quanto mais tempo vc conseguir consolidar, maior é o percentual de consolidação agregada a seu estado original terá.

isso ocorre porque o corpo quer recuperar a gordura perdida e depois quando ele identifica a pessoa comendo mais aumenta sua capacidade de reter gordura nos adipocitos como sistema de defesa e prevenção para uma nova onda de fome

a perda de massa muscular nao consolidada ocorre primeiro porque o corpo nao vai carregar um 40cm de braço se o cara nao usa muito e exige desse braço, tampouco se o cara nao come proteínas sufientes e sobrando para isso, quando o corpo detecta que o cara usa menos força, come menos nutrientes ou ambos ele se livra do peso extra em musculos porque os musculos gastam muita energia,

tendo em mente essa teoria, fica facil vcs nao ficarem culpando o corpo por parar de crescer, a hora que ele parou de crescer significa que está consolidando e vc pode nao ganhar volume nessa fase mas ganha densidade, fibras diferentes, e também fica facil vcs entenderem que todo o deficit calorico de uma semana pode ser supercompensado em apenas 1 dia e por esse motivo é que a maioria do pessoal nao consegue ficar no bf baixo porque é dificil consolidar nos dias modernos de hj com tantas guloseimas e tal...

OUTRAS CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA LEI DA CONSOLIDAÇÃO:

Interessante também falar que dentro do proprio processo de consolidacao existem e devem existir flutacoes, o corpo sempre atua em ciclos, como as luas, as marés, as estaçoes do ano, tem epocas que vc está mais faminto, tenta treinar mais pesado e a direcionar a fome para os alimentos mais saudáveis, tem epocas que vc sente q o corpo é mais parceiro pra queimar graxa, entao aproveita tira um pouco o pé das calorias e aproveita pra nao pensar tanto em cargas mas sim em pump e intensidade, com a maior FCM possivel intercalando força e resistencia e cardiovascular forçando ao máximo de adaptacao fisiologica, queima de gordura e produção de NO2, praticamente falando isso significa nao fazer nada de tao radical e nem mudar muitas coisas de uma só vez, para que vc mude algo e possa sentir o resultado, para isso o corpo tem que se acostumar a seguir um padrao, por isso tem dietas que só funcionam em quem já fez lá seus bons 2 anos de be a bá comendo certinho equilibrado e tal, ae chega uma hora que cortar, supercompensar pode dar um bom resultado, mas adotar principios de choque para aqueles que já nao sao regrados e frequentemente já produzem choques negativos no corpo em periodos de ficar sem comer e quando come come muita porcaria, para esses muitas estrategias nao funcionam, a nao ser que eles coloquem o corpo numa homeostase, num equilibrio, e pra isso tem que fazer o be a bá das contas caloricas, contas de carboidratos e seguir um certo padrao, mas com o tempo a mente vai dominando os proprios processos de nutricao e vc vai ficando mais experiente nisso tudo

Grande Abraço

André

Como e onde aprender a ciclar?

Parece absurdo, mas esse tipo de pergunta tambem aparece diariamente, apareceu no forum hipertrofia.org, vamos lá:

"Gostaria de saber onde posso pesquisar sobre estruturas de ciclos, pesquisei aqui no forum e vi sobre perfil de cada "droga", tpc, efeitos colaterais de usuarios. Se tiver algum livro, ou site que esplique ou pelo menos para eu ter uma noção, eu agradesceria..."

sinceramente falando, nao tem nada que vc possa fazer a nao ser procurar um médico mesmo especialista e nao só isso, conhecedor e que treine e de preferencia ainda utilize essas substancias no corpo dele, e ele deve ser forte e definido pra provar q a teoria dele funciona,

sei que é dificil achar isso, mas nao se iluda com tutoriais, descrever o perfil das drogas, suas meias vidas e interacoes com outras drogas nao susbtitui o conhecimento da fisiologia do corpo humano, existe uma palavra que se chama limiar, cada um tem um limiar diferente pra uso de todas as substancias, inclusive aes, hoje em dia sabe-se que ciclos pesados e as drogas na tpc sao muito mais agressivas ao organismo do que se fosse feito um trabalho de maior tempo porém em dosagens mais terapeuticas, mas pra isso o individuo deve conhecer e saber fazer a leitura de no minimo 12 exames, ae é possivel controlar e reduzir os danos ao eixo, a funcao hepatica, ao ataque ao HDL e o aumento das toxinas e substratos que afetam os rins, o segredo de um bom trabalho está na profundidade de inteligencia e conhecimento que está ali manifestado nesse trabalho,

se estou errado, porque tanta gente conhece tanto, toma tanta coisa e cade os resultados? será que se tomasse 50% a menos nao poderia dar o mesmo resultado? e como saber isso? nao tem tempo habil pra vc aprender tudo isso na teoria e na pratica com tentativa e erro, entao minha sugestao é tentar achar profissionais que entendam do assunto

aqui em curitiba dr marco aranha, sei que o medico paulo muzzi atende tbm em sao paulo acho, devem ter outros que nao conheço, mas devem atender aos perfis que eu citei no inicio desse post

abraço

André

Nao estou sentindo dor tardia no corpo, será que nao estou hipertrofiando?

Essa é uma pergunta que me foi enviada e que sei que é a duvida de muitos amantes do ferro tbm, entao vamos lá:

"André, nao estou sentindo dor tardia, meu professor disse que nao necessariamente isso é sinal que eu nao esteja crescendo, o q vc acha?"

Concordo com seu professor, realmente a ausencia da dor tardia nao é um sinal que vc nao esteja hipertrofiando, na verdade, o pessoal relaciona muito o treino com o processo de hipertrofia, e isso está certo, mas sabendo que a dieta é o mais importante de tudo, antes de perguntar sobre treino, dor, etc, eu me asseguro de analisar a piramide da pessoa, a base da piramide é o total calorico, nisso vc tem q saber q tem q estar com um total calorico pertinente ao processo de hipertrofia, bem como saber distribuir essas calorias ao longo do dia nos ciclos gastricos sem sobrecarregar nenhum e cuidando sempre da glicemia dos carbos, uma vez garantida a energia e o glicogenio para iniciar o processo de hipertrofia, a proxima coisa a analisar é a segunda parte da piramide, que eu chamo de recuperativa imunologica, que tem a ver com o total proteico, ou seja, tem q fechar com q os estudos mostram de um coeficiente de 1.8g para manter uma oferta de nitrogenio contante, mas esse total proteico tem q ser variado para garantir uma amplitude de aminoacidos que se encontram maiores ou menores em uma e outra fonte proteica, e essa proteina tem q ser de alto valor biologico, e vc tem q conhecer o "time" - tempo em ingles, de cada proteina e tambem em qual aminoácido ela é mais forte, pra saber da cronobiologia da tua ingesta, ou seja, q horas é melhor comer o q... bem, depois disso, posso começar a dizer q a pessoa ta pronta pra hipertrofiar, logico que no inicio com uma massa nao consolidada talvez seja melhor procurar um treino mais metabolico, pois a primeira hipertrofia é metabolica, a celula se enche de glicogenio e organelas, e depois com a ingesta proteica correta essa hipertrofia metabolica é seguida e substituida pela verdadeira hipertrofia, tensional, verdadeira, onde ocorrem a transcricao das proteínas e as proteinas de alto VB sao "recortadas e coladas" pra dentro da celula muscular sem custos de quebra e toxina pro organismo, entao nessa situacao inicial pode ser que treinar pesado procurando dor tardia nao seja a melhor opcao, seria melhor ativar a hipertrofia metabolica atraves de mais intensidade, menos cargas, menos intervalos e mantendo a FCM mais alta durante o proprio treino de ferro, com isso engatilha-se o primeiro processo, com o tempo vc desenvolve mais força pra executar os movimentos mais pesados e basicos e com isso romper mais fibras pra entrar na segunda fase da hipertrofia q é a verdadeira, treinar e sentir muita dor na hora do treino num treino metabolico é muito eficaz pra hipertrofiar, dependendo do tempo muito melhor do que puxar pesado e ficar sentindo dor um tempo depois, o importante é saber em qual lado da gangorra vc iria se beneficiar melhor, a gente q conhece o jogo do equilibrio dos vai e vens da vida da hipertrofia, já aprende a ter mais noção, pra quen nao tem essa nocao, a dica é extrair tudo q se pode de um padrao e depois quebrar completamente esse padrao sem medo de perder ou baixar de peso nos exercicios etc... ou seja, a diferença maior se dá no treino hostil, um treino pesado mas q vc já se acostumou é pesado, porem nao é mais hostil como foi um dia, e um treino leve q vc nao está acostumado pode ser muito mais hostil e dar muito mais resultado...

abraços

andré

Blog do Paje


Olá meus amigos, criei esse blog como uma forma de centralizar pensamentos e dicas minhas que vou espalhando pela internet, entao esse blog serve para 3 coisas inicialmente:

- fazer uma coletanea dos meus melhores textos na internet, e no forum hipertrofial.org, onde sou supermoderador

- criar uma linha mais dinamica para passar as informações, videos e dicas do que está ocorrendo no mundo da musculacao

- debater assuntos que eu enquanto pessoa e ser pensante e vivente acho pertinentes e importantes,  mas que nos outros espaços nao posso imprimir totalmente minha linha de raciocinio pelo fato de sair um pouco do foco e da proposta do site, ou forum etc...

Clique na direita para ver os conteúdos dos posts -->